Oeiras com maior ganho médio mensal
Oeiras com maior ganho médio mensal
placeholder
Segundo os dados do Ministério do Trabalho e Solidariedade Social, disponíveis no sistema de informação Sales Index da Marktest, os residentes no concelho de Oeiras foram os que em 2011 obtiveram melhores remunerações mensais.
Grupo Marktest
9 setembro 2014

placeholder Em 2011, os trabalhadores por conta de outrem (TCO) do Continente ganharam, em média, por mês, 1 085 euros, de acordo com os dados do Ministério do Trabalho e Solidariedade Social (MTSS), disponíveis no sistema de informação Sales Index da Marktest.

254 dos 278 concelhos do Continente registaram valores abaixo desta média, sendo o mais baixo observado no concelho de Freixo de Espada à Cinta (distrito de Bragança), onde os trabalhadores por conta de outrem tiveram um ganho médio mensal de 673 euros. O concelho de Figueira da Foz foi o que mais se aproximou da média do Continente, com 1089 euros.

Apenas 24 concelhos evidenciaram um ganho médio mensal acima da média do Continente, sendo no concelho de Oeiras que esse valor foi superior. Os TCO do concelho ganharam, em média, 1721 euros. Os concelhos de Sines, Alcochete, Castro Verde e Lisboa apresentaram valores médios acima de 1500 euros mensais.

O gráfico mostra o posicionamento dos concelhos do Continente face a 3 variáveis: o ganho médio mensal dos TCO (eixo horizontal), o índice de poder de compra (eixo vertical) e a população residente (dimensão dos círculos). As cores dos círculos representam as regiões Marktest a que pertencem os concelhos.

O gráfico identifica alguns dos concelhos, permitindo ainda perceber que são, de um modo geral, os concelhos da Grande Lisboa, Grande Porto e Litoral Centro os que apresentam tanto um maior poder de compra como ganhos médios mensais mais elevados, sendo ainda os concelhos mais populosos. O posicionamento de concelhos como Alcochete, Sines, Palmela ou Castro Verde relaciona-se naturalmente com a localização nesses concelhos de grandes empresas como a Autoeuropa, Galp Energia ou Somincor.

Os dados utilizados nesta análise estão diponíveis no Sales Index, que a Marktest desenvolve desde 1992. Consulte aqui mais informação sobre esta aplicação de geomarketing ou contacte-nos se pretender uma demonstração ou mais informações.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais