Notícias semanais em destaque nas TVs
Notícias semanais em destaque nas TVs
placeholder
De acordo com os dados do serviço Telenews da MediaMonitor, a educação foi o assunto em destaque na semana informativa de 15 a 21 de Setembro de 2014
Grupo Marktest
23 setembro 2014

placeholder O tema educação esteve em destaque na última semana com o assunto da abertura do novo Ano Letivo. O atraso nas obras de requalificação em algumas escolas e os problemas na colocação de professores, assunto que levou o Ministro Nuno Crato a pedir desculpa em pleno parlamento, foram os principais problemas abordados. Ainda neste âmbito, Maria de Lurdes Rodrigues, antiga ministra da Educação, foi condenada em tribunal por prevaricação no desempenho do cargo. O serviço Telenews registou um total de 117 notícias e 4 horas e meia de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura dada pela SIC com quase 2 horas de emissão e 47 notícias emitidas.

placeholder

O tema internacional em destaque foi o referendo Escocês. Os escoceses foram chamados às urnas para decidirem se pretendiam continuar a pertencer ao Reino Unido. A vitória foi para os defensores da manutenção da integração da Escócia no Reino Unido, o que representou um enorme alívio para estados com pressões independentistas semelhantes, como é o caso da vizinha Espanha. O serviço Telenews assinalou um total de 98 notícias e 3 horas de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da SIC com mais de 1 hora de emissão e 36 notícias emitidas.

placeholder

O futebol português esteve também em destaque na última semana. No rescaldo da derrota da seleção portuguesa frente à seleção da Albânia, o selecionador Paulo Bento acordou com a Federação Portuguesa de Futebol a rescisão do seu contrato de trabalho. Atualmente a FPF procura um novo responsável técnico enquanto decorre o debate acerca do perfil ideal para o novo selecionador nacional. No último fim de semana jogou-se a 4ª jornada da Primeira Liga com Sporting e FC Porto a empatarem os respetivos encontros, sendo que a liderança é repartida por 4 equipas, Rio Ave, Guimarães, Benfica e FC Porto. O Benfica obteve a vitória mais expressiva da jornada, cinco golos sem resposta frente ao Vitória de Setúbal, e apresentou a sua última contratação para a nova época, o brasileiro Jonas. O serviço Telenews identificou um total de 164 notícias e quase 4 horas de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da TVI com mais de 1 hora de emissão e 60 notícias emitidas.

placeholder

Notícias de abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, a leitura do acórdão do processo Face Oculta foi o tema com maior destaque, sendo responsável por 14% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI). Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais
Em Agenda ver mais