Notícias semanais em destaque nas TVs

Notícias semanais em destaque nas TVs

placeholder

Educação, ébola e Orçamento do Estado foram os destaques da informação televisiva da semana de 6 a 12 de Outubro, de acordo com os dados do serviço Telenews da MediaMonitor.

Grupo Marktest
14 outubro 2014

Escolas fechadas por falta de professores e auxiliares e alunos sem horários completos por falta de professores foram assunto em destaque ao longo da última semana. O Ministro Nuno Crato, depois do mea culpa no Parlamento, ainda não conseguiu resolver os problemas de um ano letivo marcado por erros e desorganização do Ministério pelo qual é responsável. O serviço Telenews registou um total de 138 notícias e 4 horas e meia de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura dada pela TVI com quase 2 horas de emissão e 53 notícias emitidas.

O vírus do Ébola, até aqui apenas presente em África, ameaça chegar a outros continentes, um tema que esteve em destaque na última semana. O vírus faz as primeiras vítimas fora de África, atingindo profissionais de saúde que assistiram doentes repatriados. Estes são os primeiros casos de contágio fora do continente africano. As autoridades de saúde reforçam o controlo nos aeroportos e informam as populações para minimizar os riscos de contágio. O serviço Telenews contou um total de 135 notícias e 4 horas e meia de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da RTP1 com quase 2 horas de emissão e 49 notícias emitidas.

Outro dos temas em destaque na última semana foi a preparação e aprovação em Conselho de Ministros da proposta de OE para 2015. Ao longo da última semana, os vários analistas e comentadores procuraram adivinhar quais as possíveis escolhas do governo em matéria fiscal. Depois de uma reunião maratona de 18 horas, o Conselho de Ministros aprovou a proposta de OE para 2015 que será agora apresentada para discussão na Assembleia da República. O serviço Telenews identificou um total de 74 notícias e 2 horas e meia de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da SIC com mais de 1 hora de emissão e 33 notícias emitidas.

Notícias de abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, a preparação e a aprovação em Conselho de Ministros da proposta de OE para 2015 foi o tema com maior destaque, sendo responsável por 29% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI). Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais