Notícias semanais em destaque nas TVs
Notícias semanais em destaque nas TVs
placeholder
O surto de legionella em freguesias de Vila Franca de Xira foi o tema em destaque na informação televisiva da semana 3 a 9 de Novembro, de acordo com os dados do serviço Telenews da MediaMonitor.
Grupo Marktest
11 novembro 2014

placeholder O destaque da última semana vai para o surto de legionella com origem na região de Vila Franca de Xira. As autoridades de saúde investigam a origem da bactéria e pretendem acabar com o foco infeccioso. O Ministro da Saúde e o Diretor Geral de Saúde acompanharam a situação no terreno procurando evitar situações de pânico na população. Cerca de 100 pessoas foram diagnosticadas com a doença só no Hospital de Vila Franca, registando-se nesta altura 4 mortos e 180 infetados. O serviço Telenews registou um total de 73 notícias e 4 horas de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da RTP1 com uma hora e meia de emissão 27 notícias emitidas.

placeholder

Outro dos temas noticiosos da última semana foi a expulsão de juízes e procuradores judiciais portugueses presentes em Timor ao abrigo de um acordo de cooperação judicial. O Primeiro-ministro Xanana Gusmão justificou as expulsões com falta de experiencia e incompetência dos funcionários. A Ministra da Justiça de Portugal suspendeu a cooperação judicial com Timor até ao esclarecimento da situação. O serviço Telenews contou um total de 61 notícias e duas horas de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da RTP1 com quase 1 hora de emissão e 26 notícias emitidas.

placeholder

O futebol português esteve igualmente em destaque na última semana. Na Liga dos Campeões, Benfica, Sporting e FC Porto venceram os seus adversários numa jornada 100% vitoriosa. Na Liga Portuguesa, o Benfica venceu o Nacional na Madeira e beneficiou dos empates de Sporting e FC Porto para consolidar o 1º lugar, estando agora na segunda posição da Liga a surpresa Vitória de Guimarães. O serviço Telenews identificou um total de 168 notícias e 4 horas de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da TVI com uma hora e meia de emissão e 59 notícias emitidas.

placeholder

Notícias de abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, a cobertura do surto de legionella esteve em destaque, sendo responsáveis por 31% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI). Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais