Notícias semanais em destaque nas TVs
Notícias semanais em destaque nas TVs
placeholder
A morte de Manoel de Oliveira foi o assunto em destaque na semana informativa de 30 de Março a 5 de Abril, de acordo com os dados do serviço Telenews da MediaMonitor.
Grupo Marktest
7 abril 2015

placeholderA morte do cineasta Manoel de Oliveira foi o principal tema em destaque na última semana. Aos 106 anos, o mais velho cineasta do mundo morreu de paragem cardíaca. Muitas foram as homenagens prestadas por figuras públicas e pelos seus pares, tendo sido decretados 2 dias de luto nacional. O serviço Telenews registou um total de 118 notícias e 5 horas de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da RTP1 com mais de 2 horas e meia de emissão e 52 notícias emitidas.

placeholder

A Quadra Pascal, com os seus costumes e tradições, foi outro dos temas em destaque nas notícias da última semana. De norte a sul do país, as tradições religiosas e pagãs foram assunto de múltiplas reportagens evidenciando as diferenças regionais e os traços sociais das populações. As tradições culinárias e os diferentes costumes estiveram igualmente em destaque. De salientar que as férias escolares e o bom tempo registado levaram milhares de banhistas às praias. O serviço Telenews assinalou um total de 134 notícias e quase 4 horas de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da SIC com 1 hora e meia de emissão e 52 notícias emitidas.

placeholder

No desporto, destaque para o jogo particular da Seleção Portuguesa de Futebol com a sua congénere de Cabo Verde. O jogo, com cariz solidário, resultou numa derrota para a equipa portuguesa. A nível nacional, o Marítimo recebeu e bateu o FC Porto no Funchal, em jogo das meias-finais da Taça da Liga, apurando-se para a final onde defrontará o Benfica. No último fim-de-semana, jogou-se ainda a 27ª jornada da Primeira Liga com o Benfica a vencer o Nacional da Madeira. O serviço Telenews identificou um total de 132 notícias e 3 horas e meia de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da RTP1 com quase 1 hora e meia de emissão e 61 notícias emitidas.

placeholder

Notícias de abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, o principal destaque vai para a morte do cineasta Manoel de Oliveira. Aos 106 anos morreu o mais importante e mais conhecido realizador português. O tema foi responsável por 17% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados.


Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI) tal como referidos nesta Nota Técnica. Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.


Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais
Em Agenda ver mais