Notícias semanais em destaque nas TVs

Notícias semanais em destaque nas TVs

placeholder

A sustentabilidade da Segurança Social e os eventuais cortes nas pensões foram o assunto em destaque na semana informativa de 25 a 31 de Maio, de acordo com os dados do serviço Telenews da MediaMonitor.

Grupo Marktest
2 junho 2015

O tema nacional de maior destaque na última semana foi a discussão acerca da sustentabilidade da Segurança Social e a eventual necessidade de cortes nas pensões. O tema ganhou importância após as declarações da Ministra das Finanças Maria Luís Albuquerque. O líder do PS , António Costa, reagiu prometendo que se o PS formar governo não vai mexer nas pensões. Os partidos da maioria imediatamente desdramatizaram a situação afirmando que só avançariam com soluções após o consenso com os socialistas. O serviço Telenews registou um total de 84 notícias e mais de 2 horas e meia de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da SIC com mais de 1 hora de emissão sobre o tema e 35 notícias emitidas.

A última semana ficou marcada pelo escândalo de corrupção envolvendo os mais altos dirigentes da FIFA. Em véspera de eleições para a presidência da organização, seis dos seus dirigentes mais destacados foram presos por suspeita de corrupção e branqueamento de capitais. O Presidente em exercício, Joseph Blatter, apesar de muito criticado, foi reeleito com a maioria dos votos. O serviço Telenews assinalou um total de 85 notícias e 3 horas de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da RTP1 com 1 hora e meia de emissão sobre o tema e 54 notícias emitidas.

O futebol português foi o grande destaque desportivo da última semana. No último fim de semana, o Sporting venceu a Taça de Portugal ganhando ao SC Braga numa emocionante final e regressando assim aos títulos ao fim de sete anos. O Benfica venceu a Taça da Liga derrotando o Marítimo numa final realizada em Coimbra. Trata-se do segundo título nacional obtido esta época e a sexta vitória na competição. O serviço Telenews identificou um total de 155 notícias e 5 horas de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da RTP1 com 2 horas de emissão e 70 notícias emitidas.

Notícias de abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, o principal destaque foi para a discussão acerca das pensões e da sustentabilidade da Segurança Social. Este tema foi responsável por 21% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados.


Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI) tal como referidos nesta Nota Técnica. Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.


Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais