Notícias semanais em destaque nas TVs
Notícias semanais em destaque nas TVs
placeholder
As privatizações das empresas públicas de transportes foi o assunto em destaque na semana informativa de 15 a 21 de Junho, de acordo com os dados do serviço Telenews da MediaMonitor.
Grupo Marktest
23 junho 2015

placeholderO tema nacional de maior destaque na última semana foi a polémica à volta das privatizações das empresas públicas de transportes. Depois da TAP seguiu-se a subconcessão da Carris e Metro de Lisboa. O Grupo Espanhol Avanza foi o consórcio vencedor. Com esta vitória garantiu a subconcessão do Metro e da Carris, o que representa um contrato para gerir durante oito anos os transportes urbanos de Lisboa. Os sindicatos e a oposição política manifestaram a sua oposição ao processo de privatização. O serviço Telenews registou um total de 83 notícias e 2 horas de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da RTP1 com 1 hora de emissão sobre o tema e 38 notícias emitidas.

placeholder

O tema internacional com maior destaque na última semana foi sem dúvida a Grécia. O Governo Grego e os credores internacionais procuraram um entendimento que permita manter a Grécia no seio do Euro. Eurogrupo e FMI negoceiam com o governo de Atenas uma plataforma de entendimento que evite um choque de consequências imprevisíveis para a moeda única. O serviço Telenews registou um total de 159 notícias e quase 5 horas de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da RTP1 com quase 2 horas de emissão sobre o tema e 65 notícias emitidas.

placeholder

O futebol português esteve igualmente em destaque na última semana. Com os principais clubes portugueses a prepararem os planteis para a próxima época, as seleções de futebol A e Sub-21 estiveram em plena atividade. A seleção principal defrontou a Itália em jogo particular realizado em Genebra na Suíça, tendo vencido por um a zero. Ao fim de 39 anos, a seleção nacional conseguiu finalmente derrotar a Itália. Entretanto a seleção de Sub-21, que está a participar no Europeu da categoria que decorre na República Checa, lidera o respetivo grupo depois de uma vitória perante a Inglaterra e um empate frente à seleção de Itália. O serviço Telenews registou um total de 126 notícias e 3 horas e meia de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da RTP1 com quase 2 horas de emissão e 48 notícias emitidas.

placeholder

Notícias de abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, o principal destaque foi para os acidentes rodoviários na Via do infante e na A2 que marcaram a última semana. Este tema foi responsável por 31% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados.


Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI) tal como referidos nesta Nota Técnica. Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.


Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais
Em Agenda ver mais