Notícias semanais em destaque nas TVs

Notícias semanais em destaque nas TVs

placeholder

A atualidade política nacional mantém-se como destaque da semana informativa de 7 a 13 de Dezembro de 2015, segundo os dados da MediaMonitor.

Grupo Marktest
15 dezembro 2015

O principal destaque da última semana foi a actualidade política em Portugal. O novo governo, na sua primeira semana de governação, apresentou várias iniciativas, de destacar as opções em matéria de sobretaxa de IRS a inscrever no OE de 2016 e propostas para discussão na concertação social, nomeadamente o aumento do salário mínimo. O Ministro das Finanças, Mário Centeno, fez a sua estreia no Eurogrupo, onde se comprometeu a apresentar a proposta do OE para 2016 no início de janeiro. O serviço Telenews registou um total de 146 notícias e um total de 5 horas de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura dada pela RTP1 com quase 2 horas de emissão e 54 notícias emitidas.

As Eleições Presidenciais foram outro dos temas em destaque na última semana. Os candidatos formalizaram as suas candidaturas e multiplicaram-se em iniciativas de promoção às suas respetivas candidaturas. O Prof. Marcelo Rebelo de Sousa foi apontado pelas sondagens como favorito a uma eleição na primeira volta. O serviço Telenews assinalou 74 notícias e 3 horas e meia de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da SIC com 2 horas de emissão e com 32 notícias emitidas.

O futebol português foi outro dos temas em destaque na última semana. Realizou-se o sorteio da fase final do Euro 2016 a disputar em França e Portugal foi colocado no Grupo F da competição, juntamente com Áustria, Hungria e Islândia. Jogou-se a última jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões, com o Benfica a confirmar a passagem aos oitavos de final da prova, apesar da derrota frente ao Atlético de Madrid em Lisboa. O FC Porto, que perdeu o jogo decisivo frente ao Chelsea, ficou em terceiro lugar no grupo de apuramento. FC Porto, Sporting e Braga serão os representantes portugueses na próxima fase da Liga Europa. O serviço Telenews identificou um total de 195 notícias e 5 horas de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da SIC com mais de 1 hora e meia de emissão e 67 notícias emitidas.

Notícias de abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, as opções económicas do novo governo para o OE de 2016 foram os destaques da semana. Este tema foi responsável por 33% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI) tal como referidos nesta Nota Técnica. Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.


Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais