Notícias semanais em destaque nas TVs

Notícias semanais em destaque nas TVs

placeholder

O Orçamento do Estado para 2016 foi de novo o destaque noticioso da semana informativa de 22 a 28 de Fevereiro de 2016, segundo os dados da MediaMonitor.

Grupo Marktest
1 março 2016

O destaque da última semana vai para a aprovação na generalidade do OE para 2016. Depois de afastadas algumas dúvidas da Comissão Europeia a algumas medidas do documento, os partidos da maioria de esquerda que domina o parlamento, aprovou o OE 2016, algo que hà 40 anos não acontecia na democracia portuguesa. O serviço Telenews registou um total de 108 notícias e um total de 4 horas de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura dada pela TVI com mais de 1 hora e meia de emissão e 43 notícias emitidas.

Outro dos temas que marcou a semana foi a detenção do antigo Procurador Orlando Figueira. O Ex-Procurador do Ministério Público foi detido pela Polícia Judiciária por suspeitas de corrupção e branqueamento de capitais em processos relacionados com altas figuras de Angola. O serviço Telenews assinalou 61 notícias e 2 horas de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da RTP1 com quase 1 hora de emissão sobre o tema e 23 notícias emitidas.

O futebol português foi também tema em destaque na última semana. Os clubes portugueses presentes na Liga Europa jogaram a 2ª mão dos dezasseis avos da prova, com FC Porto e Sporting a abandonarem a competição com duas derrotas perante as equipas alemãs, do Dortmund e Leverkunsen. O Sporting de Braga, apesar de empate no seu estádio perante o Sion, contínua em competição, cabendo-lhe em sorteio defrontar, nos oitavos de final da competição, o Fenerbahçe da Turquia orientado por Vítor Pereira. Na Primeira Liga, o FC Porto venceu o Belenenses e aguarda os resultados de Sporting e Benfica perante o Guimarães e o União da Madeira. A próxima Jornada inclui jogos decisivos, como o Sporting, que recebe o Benfica, e o FC Porto, a visitar o Sporting de Braga. O serviço Telenews identificou um total de 165 notícias e quase 4 horas de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da SIC com 1 hora e meia de emissão e 57 notícias emitidas.

Notícias de abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, a aprovação do OE para 2016 foi o tema em destaque. Este tema foi responsável por 31% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI) tal como referidos nesta Nota Técnica. Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.


Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais