Uma em cada 10 escolas fechou nos últimos anos

Uma em cada 10 escolas fechou nos últimos anos

placeholder

Os dados do Ministério da Educação, disponíveis no sistema de geomarketing Sales Index da Marktest e na sua aplicação web Municípios Online, confirmam que nos últimos anos encerraram mais de 10% das escolas portuguesas.

Grupo Marktest
1 março 2016

Segundo os dados do Ministério da Educação disponíveis no sistema de geomarketing Sales Index da Marktest e na sua aplicação web Municípios Online, no ano letivo de 2013/2014, existiam em Portugal um total de 14 869 escolas. Este número representa um decréscimo de 10.8% face ao ano letivo de 2007/2008 e indica que uma em cada dez escolas fechou desde então.

O número de alunos registou igualmente um decréscimo no mesmo período, embora num ritmo bastante menor. Os 2 081 827 alunos inscritos no ano letivo 2013/2014 correspondem a uma descida de 2.2% face ao de 2007/2008.

No mesmo período, registou-se igualmente uma quebra importante no número de professores, que baixaram 8.2% para 182 730 em 2013/2014.

Com estes números, o rácio de alunos por escola aumentou de 128 para 140 e o de professores por aluno de 10.7 para 11.4.

Mas estes rácios apresentam valores muito diferenciados entre os vários concelhos do país. Se nos concelhos de Lisboa, Porto, Coimbra, Faro e Aveiro existem, em média, mais de 233 alunos por escola, no Corvo ou em Alcoutim não atingem os 30. Da mesma forma, o número médio de alunos por professor também apresenta variações importante, de um mínimo de 3 alunos no Corvo para 17 em Lajes das Flores.

Estas diferenças são também evidentes entre os vários graus de ensino. Por exemplo, no 3º ciclo e secundário, existe uma média de 10 alunos por professor, um número que varia entre 2 no Corvo e 14 em Santa Maria da Feira.

O gráfico seguinte mostra o posicionamento dos concelhos do Continente face a 3 variáveis: o número médio de alunos por professor no 3º ciclo e secundário (eixo horizontal), o índice de poder de compra (eixo vertical) e a população residente (dimensão dos círculos). As cores dos círculos representam as regiões Marktest a que pertencem os concelhos. Clicando na legenda podem retirar-se ou adicionar-se regiões e passando o mouse pelos círculos pode ler-se o nome do concelho e os respetivos valores.

Esta análise foi realizada com base em informação disponível na aplicação Municípios Online. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais

  • Portugal Smart Cities Summit

    Esta exposição tecnológica (que tem o apoio institucional do Ministério da Economia, do Ministério do Ambiente e do Ministério da Ciência e Tecnologia, bem como do Secretário de Estado da Energia), conta com a participação de Municípios, Startups, PMEs e Universidades.

    22 a 24 de setembro de 2020

    Fundação AIP

    FIL, Parque das Nações, Lisboa

    elisabete.martins@ccl.fil.pt

  • ONSeries Lisboa

    Nesta mostra de conteúdos televisivos de ficção nacional, estarão presentes potenciais compradores de todo o mundo.

    28 e 29 de setembro de 2020

    Inside Content

    Centro Cultural de Belém, Lisboa