Notícias semanais em destaque nas TVs

Notícias semanais em destaque nas TVs

placeholder

Os protestos e a polémica na educação, foram o tema em destaque na semana informativa de 9 a 15 de Maio, segundo os dados da MediaMonitor.

Grupo Marktest
17 maio 2016

Os protestos contra o Ministério da Educação relativos à revisão dos contratos de associação com estabelecimentos de ensino privados foi o grande tema da última semana. A identificação de várias situações de financiamento pouco claras e a oferta de ensino privado em zonas com escolas públicas subutilizadas vieram por em causa a existência de alguns destes contratos. As escolas e colégios privados que temem a alteração das regras na elaboração destes contratos alertam para a perda de postos de trabalho e a ameaça à estabilidade curricular dos alunos. O serviço Telenews registou um total de 117 notícias e 4 horas de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura dada pela RTP1 com 1 hora e meia de emissão e 45 notícias emitidas.

O destaque internacional da última semana foi a situação no Brasil. A Presidente Dilma Roussef foi suspensa de funções, sendo substituída por Michel Temer, seu Vice-presidente, enquanto aguarda a conclusão do processo de destituição. O Brasil encontra-se dividido com manifestações populares de apoio a ambas as fações. O serviço Telenews registou 97 notícias e quase 4 horas de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da SIC com quase 1 hora e meia de emissão sobre o tema e 36 notícias emitidas.

O Benfica venceu a Liga NOS 2015/16. Numa corrida ao sprint com o Sporting, o Benfica venceu o seu último jogo contra o Nacional da Madeira. Num Estádio da Luz completamente cheio, o Benfica fez a festa do título mantendo a vantagem adquirida à 25ª jornada na deslocação ao Estádio de Alvalade onde venceu o Sporting por um golo. Desportivo de Chaves e Feirense festejam a subida à Liga NOS, enquanto Arouca e Rio Ave juntam-se ao Braga no acesso à Liga Europa. O serviço Telenews registou um total de 215 notícias e 7 horas de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da RTP1 com 2 horas e meia de emissão e 84 notícias emitidas.

Notícias de abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, os protestos e a polémica na educação, foram o tema em destaque. Este tema foi notícia em 29% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI) tal como referidos nesta Nota Técnica. Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.


Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais