Notícias semanais em destaque nas TVs

Notícias semanais em destaque nas TVs

placeholder

As possíveis sanções europeias por défice excessivo e a situação da banca nacional foram os temas em destaque na semana informativa de 18 a 24 Julho, segundo os dados da MediaMonitor.

Grupo Marktest
26 julho 2016

A economia portuguesa foi o grande destaque na última semana. A possibilidade de Bruxelas aplicar sanções a Portugal foi assunto em foco assim como as negociações entre o governo português e o BCE para a recapitalização da CGD. A comissão de inquérito ao BANIF apresentou o seu relatório preliminar, tendo as conclusões sido muito críticas para o anterior governo, os administradores do banco e o Banco de Portugal. O serviço Telenews registou um total de 160 notícias e quase 5 horas de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura dada pela SIC com quase 2 horas de emissão e 59 notícias emitidas.

No âmbito internacional o destaque foi para o tiroteio em Munique, onde um jovem matou 9 pessoas e feriu 27 antes de se suicidar. Inicialmente suspeitou-se de um atentado terrorista tendo sido decretado o estado de emergência na região da Baviera. A polícia veio a concluir que se tratou de uma iniciativa pessoal do jovem que recebia tratamento psiquiátrico. O serviço Telenews contabilizou um total de 102 notícias e 4 horas de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura dada pela TVI com quase 2 horas de emissão e 35 notícias emitidas.

O futebol português continua em grande destaque. Depois das comemorações do título europeu, sucedem-se as homenagens individuais com Éder, o herói do Euro 2016, e Ronaldo a serem alvo de homenagens nas suas terras de origem. A seleção Olímpica prepara a sua participação nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Os principais clubes preparam-se para o início da nova época, Benfica, Sporting e FC Porto são o foco das notícias de vendas e aquisições de jogadores que marcam a pré-época. O serviço Telenews identificou um total de 196 notícias e 5 horas de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura dada pela TVI com 2 horas de emissão e 68 notícias emitidas.

Notícias de abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, a possibilidade de Bruxelas decretar sanções a Portugal por défice excessivo em 2015, foi o tema em destaque. Este tema foi notícia em 29% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI) tal como referidos nesta Nota Técnica. Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.


Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais