Notícias semanais em destaque nas TVs

Notícias semanais em destaque nas TVs

placeholder

Os incêndios que ocorreram por todo o país mantiveram-se o tema em destaque na semana informativa de 8 a 14 de Agosto, segundo os dados da MediaMonitor.

Grupo Marktest
16 agosto 2016

Portugal registou na última semana uma das situações mais complicadas em matéria de incêndios florestais dos últimos anos. No distrito de Aveiro, em localidades como Águeda, Arouca e São Pedro do Sul, os bombeiros foram impotentes para travar a destruição de milhares de hectares de floresta. No Funchal, a combinação de tempo quente e vento forte provocou uma enorme mancha de destruição nos arredores e na zona histórica. Centenas de edifícios destruídos ou danificados e mais de 50 Milhões de euros de prejuízos são as estimativas iniciais. O serviço Telenews registou um total de 664 notícias e 30 horas de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura dada pela SIC com 11 horas de emissão e 239 notícias emitidas.

Os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016 são o tema internacional em destaque. A medalha de Bronze conquistada pela Judoca Telma Monteiro e a participação dos restantes atletas da comitiva nacional foram alguns dos destaques noticiosos. Os jogos do Rio 2016 continuam marcados pela contestação social e pelos incidentes de origem criminal. De destacar a participação da seleção Olímpica de futebol que foi eliminada pela Alemanha nos quartos-de-final da prova. O serviço Telenews assinalou um total de 121 notícias e 3 horas de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura dada pela RTP com quase 2 horas de emissão e 59 notícias emitidas.

No futebol português, depois de jogada a Supertaça, ganha pelo Benfica frente ao Braga, começou a Primeira Liga ou Liga NOS. Na primeira jornada, de destacar a vitória do Braga ao Guimarães no dérbi do Minho, tendo os 3 grandes, Benfica, Sporting e FC Porto vencido os respetivos jogos com maior ou menor dificuldade. Quando faltam sensivelmente duas semanas para fechar o mercado de transferências, a grande incógnita é o que vai acontecer em termos de saídas e entradas nos plantéis dos três grandes. Rafa, João Mário, Slimani, Sálvio e Talisca são alguns dos nomes apontados como transferências a efetuar até ao fim de Agosto. O serviço Telenews contou um total de 94 notícias e 2 horas de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura dada pela RTP1 com quase 1 hora de emissão e 37 notícias emitidas.

Notícias de abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, os incêndios no Continente e na Madeira foram o principal tema em destaque. No seu todo, o tema dos incêndios foi notícia em 93% das peças de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI) tal como referidos nesta Nota Técnica. Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.


Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais