Portugueses dizem fazer uma alimentação saudável
Portugueses dizem fazer uma alimentação saudável
placeholder
O dia 16 de Outubro assinala o Dia Mundial da Alimentação, instituído pela FAO. Com esse mote, a Marktest quis saber como classificam os portugueses a alimentação que fazem, através de uma sondagem realizada pelo Fonebus.
Grupo Marktest
18 outubro 2016

placeholderInquiridos quanto aos cuidados habitualmente tidos com a alimentação, os residentes no Continente com 18 e mais anos dizem que fazem sempre ou muitas vezes uma alimentação saudável: 19.1% diz fazer sempre uma alimentação saudável e 40.1% diz fazê-lo muitas vezes, enquanto 33.4% diz fazê-lo algumas vezes e 6.2% poucas vezes ou nunca. As mulheres, os mais velhos e os indivíduos da classe social mais elevada são quem mais refere fazer sempre ou muitas vezes uma alimentação saudável.

placeholder

Por comparação com a situação verificada cinco anos antes, quase dois em cada três inquiridos nesta sondagem (65.2%) diz ter hoje mais cuidados com a alimentação do que antes; 31.0% diz ter os mesmos cuidados e 3.4% confessa ter hoje menos cuidados com a alimentação.

placeholder

Quanto à perceção do seu peso, 54.9% dos inquiridos diz ter um peso normal, enquanto 7.6% diz ter peso a menos e 36.8% confessa ter peso a mais. Entre os que se dizem com peso a mais, estão sobretudo os mais idosos (48.8% dos que têm entre 55 e 64 anos).

placeholder

Finalmente, 49.0% dos inquiridos disse praticar habitualmente exercício físico, especialmente os homens (52.4%), os jovens dos 18 aos 24 anos (59.0%) e os indivíduos da classe social alta (62.5%). A análise dos dados mostra ainda que os indivíduos que dizem ter um peso normal são também os que mais dizem praticar exercício físico (56.1%).

placeholder

Esta sondagem foi realizada no Fonebus da Marktest, entre os dias 20 e 26 de Setembro de 2016, com a seguinte Ficha Técnica. Contacte-nos se pretende mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais