Markdata em Reunião Internacional Markdata em Reunião Internacional Realizou-se entre 10 e 12 de Abril a XI Reunião Internacional da Markdata que contou com participantes de várias nacionalidades. MediaMonitor 18 abril 2017 Foi em Sesimbra, nos dias 10, 11 e 12 de Abril que a Markdata, empresa do grupo Marktest, recebeu colaboradores e clientes de várias nacionalidades, com o objetivo de mostrar os mais recentes desenvolvimentos e melhorias dos produtos desta empresa de software. José Manuel Oliveira, CEO do grupo Marktest, deu as boas vindas aos participantes, seguindo-se uma retrospetiva dos meetings anteriores e a introdução do primeiro tema: "YUMIANALYTICS - Your Unique Media Intelligence". Um dos desafios que se coloca às empresas é a utilização eficaz da informação produzida, particularmente a obtenção de dados desagregados de qualidade. A YUMIANALYTICS (expressão com origem japonesa "YU"=abundância e "MI"=Beleza), apresenta-se, segundo Luís Alferes, da Markdata, como uma plataforma capaz de dar resposta a researchers (que fazem um uso mais expressivo de dados analíticos), bem como a managers (que pretendem trabalhar dados de modo rápido e eficaz). A YUMIANALYTICS permite uma variedade de outputs, conjugando gráficos, tabelas e vídeos e integrando diferentes análises num único dashboard. É ainda importante salientar que os dados trabalhados anteriormente na plataforma MMW (Markdata Media Workstation) poderão facilmente ser convertidos para a YUMIANALYTICS, sem qualquer perda de informação.
Luís Alferes, com Cristina Dias, da Mediamonitor, continuaram esta apresentação, comparando a utilização da MMW com a da YUMIANALYTICS. Cristina Dias apresentou análises que em ambiente MMW poderiam implicar até 2 horas de trabalho, sendo possível, com os mesmos dados, na YUMIANALYTICS, realizar esse mesmo trabalho em (poucos) minutos. André Moreira, da Markdata, salientou a versatilidade da YUMIANALYTICS, mostrando a possibilidade de obter outputs desta plataforma em formato Powerpoint.
Já no período da tarde, após uma breve intervenção de Luís Queirós, Fundador da Marktest, Paulo Silva e Francisco Giménez, da Markdata, introduziram o tema YUMIANALYTICS Web. A apresentação destacou a capacidade da YUMIANALYTICS Web em realizar análises mais complexas. Arménio Lopes (responsável pelo Polo Tecnológico da Markdata em Braga) apresentou o funcionamento da YUMIANALYTICS Web. Nesta aplicação, o resultado final das análises é apresentado em dashboards, estando estes à disposição do utilizador, facilmente manipuláveis, consoante as análises que se pretende apresentar. A YUMIANALYTICS Web dispõe de "widget templates" que o utilizador pode configurar, sendo depois possível exportar para pdf ou mesmo partilhar o resultado final do dashboard, por exemplo, no Facebook. Arménio Lopes demonstrou ainda a facilidade de utilização da YUMIANALYTICS Web noutros dispositivos, nomeadamente tablets e smartphones Jaime Hermida, da Marktest Espanha, e Cristina Dias, da Mediamonitor, abordaram nesta reunião internacional novas formas de integração quantitativa e qualitativa com o "iREPORTS". Esta plataforma permite uma enorme variedade de análises, seja audiências de televisão ou outros meios, investimento publicitário… É, por exemplo, possível analisar a programação de diferentes canais de televisão, conjugando esta análise com o social engagement relativamente a um desses programas apresentado na grelha televisiva. Já no dia 11 de Abril, o início dos trabalhos contou com a presença de Paulo Silva e Nelson Eloi (da Markdata) que apresentaram os projectos de "Data Fusion", usando diferentes tipos de dados multimídia, com a plataforma "Starfish". Numa demonstração prática, observou-se a fusão entre dados de audiências de rádio, Tv, imprensa e TGI e, noutro exemplo, a fusão de dados de um painel de consumidores e de um painel de espetadores de Tv.
Nathalie Costa, utilizando a YUMIANALYTICS Web, realizou uma demonstração de "Mix Media Planning", baseada em dados de Tv, Rádio, Imprensa e TGI. Os intervenientes da MediaLog, empresa do Grupo Marktest, Carina Dias e Rui Mendes, trouxeram para esta reunião o AdLog, o principal produto desta empresa, bem como o AdLog SaaS. Este sistema permite a sincronização de todo o trabalho realizado em Planview. Já o AdLog SaaS apresenta o funcionamento na Cloud, sendo um sistema mais simples, económico e igualmente seguro. Contudo, comparativamente ao AdLog (Enterprise), permite menos customizações e apresenta menos features. Esta apresentação foi finalizada com uma demonstração do AdLog SaaS. De seguida, em "Digital Measurement System", Manuel Monteiro e Vítor Cabeça, da Marktest, apresentaram plataformas de análise de internet inovadoras, com novas ferramentas de auditoria e medição Site-Centric, com a integração com Ad Servers, permitindo a construção de mega-painéis baseados em Tags.
A intervenção seguinte ficou a cargo da Markdata, com Francisco Giménez e Vítor Moreira, que apresentaram o "MAFRAS" - Markdata Framework Running As a Service. Para atingir um report final, o utilizador pode despender várias horas entre importação e a formatação de dados; este serviço MAFRAS permite aos seus clientes a integração de vários processos e sistemas de media, possibilitando obter um resultado final numa questão de minutos. O OLS (Online Licensing System), apresentado por Nadir Antunes e Adam Torzecki, da Markdata, é uma solução que cria, define e controla as licenças de utilização, dependendo do tipo de utilizador, as features usadas, permitindo inúmeras possibilidades, criando um sistema de gestão de licenças inteiramente customizado e à medida do cliente OLS. O segundo dia desta Reunião Internacional encerrou com a apresentação de Sérgio Orozco e Ricardo Rodriguez, da Auditsa, que mostraram uma nova forma de medição de audiências de rádio e Tv, utilizando a tecnologia de audiomactching, integrada em tablets e smartphones. Esta apresentação terminou com uma live demo, onde foi possível observar o registo das audiências em tempo real.
O último dia da Reunião Internacional Markdata teve em destaque a apresentação, por Paulo Silva e Luís Almeida, da Markdata, do Quidbox, uma solução que tem como objetivo a medição da "atividade de TV" do agregado familiar, permitindo análises em tempo real. De seguida, Corina Neves e Nuno Martins, da Markdata, trouxeram a plataforma Marktab, utilizada em inúmeros mercados para fazer estudos de Rádio ou Imprensa. Novamente com a Markdata, Paulo Silva e Fausto Nunes apresentaram o XENA, uma plataforma destinada a grandes cálculos, utilizando os recursos dos clientes e introduzindo ganhos importantes em velocidade e desempenho. A última apresentação desta XI Reunião Internacional, apresentada por Paulo Silva e Hugo Caldeira, da Markdata, foi dedicada ao OOH (Out Of Home measurement). O Outdoor Meter é um projecto-piloto da Markdata que pretende medir a audiência de publicidade exterior, através de uma aplicação para telemóveis que captura o percurso efectuado pelos membros de um painel e que cruza essa informação com a georreferenciação dos suportes publicitários. O evento contou com os habituais momentos de networking, demonstrações individuais e apresentações entre as várias equipas e parceiros presentes. A XI reunião internacional encerrou após o almoço de dia 12. Até à próxima! |
Notícias
Notícias da mesma semana
Dossiers ver mais
- IDEA Forum
Este evento online é mais importante para todos os profissionais de Markteting que nas suas atividades procuram a equidade na informação. Este ano em particular, serão abordadas as transformações dos estudos de consumo através da integração de princípios de equidade de dados.
3 a 4 de dezembro de 2024
Insights Association
- CEO Summit
20 a 22 de janeiro de 2025
Insights Association
Naples Grande, Flórida, EUA