O Consumidor Bio

O Consumidor Bio

placeholder

No âmbito do dia mundial da alimentação, celebrado a 16 de Outubro, a Marktest, com base no seu estudo TGI, analisou o universo do consumidor BIO.

Grupo Marktest
17 outubro 2017

De acordo com o estudo TGI, da Marktest, identificam-se como Consumidor BIO os indivíduos que procuram comprar carne orgânica, frutos e vegetais orgânicos ou animais criados ao ar livre ou produtos de pequenos produtores e agricultores e quando compram produtos de alimentação tem em conta as preocupações com a sua nutrição / dieta.

Os dados da vaga global do estudo TGI, da Marktest, revelam que são mais de 4 milhões os consumidores de produtos biológicos - Consumidores Bio - representando 47.7% do total do universo em estudo.

Este tipo de consumidor é preponderante junto das mulheres, nos indivíduos com mais de 45 anos, nos residentes na região Sul e nas classes sociais Alta e Média Alta.

Em termos de estilos de vida, o Consumidor Bio enquadra-se no segmento "Family First", ou seja, são indivíduos para quem a família é a prioridade máxima, estando acima da vida social e profissional. A família é o centro das suas preocupações e é a ela que dedicam mais tempo. Enquanto consumidor propriamente dito, o Consumidor Bio é "Quality Orientated", isto é, são indivíduos que tendem a dar valor à Qualidade, sendo esta o que determina os seus comportamentos de compra.

No que respeita a hábitos e comportamentos de compra, o Consumidor Bio privilegia na sua alimentação produtos provenientes de mercados, frutos e vegetais orgânicos, alimentos produzidos por pequenos produtores/agricultores e animais criados ao ar livre (50.5% compram a carne para a sua alimentação com base nesta característica).

Em sentido oposto, 6 em cada 10 indivíduos deste target evita alimentos com elevado teor de gordura, conservantes artificiais,elevado teor de colesterol e elevado teor de açúcar e/ou sal e 5 em cada 10 limitam o consumo de Carne Vermelha, Hidratos de Carbono e Lacticínios.

São também consumidores com elevada sensibilidade para a prática da reciclagem. De facto, 9 em cada 10 pratica reciclagem,nomeadamente os materiais: papel/cartão, plástico e vidro.

O cuidado com a saúde é também um aspeto a salientar, na medida em que 8 em cada 10 indivíduos deste target não fumaram nos últimos 12 meses.

Os meios de media que assumem maior relevância para o consumidor Bio são a Televisão, o Out of Home (OOH) e a Internet, sendo estes os meios em que a taxa de penetração é mais elevada (respetivamente, 99.4%, 95.7% e 84.6%). Já em termos de afinidade, ela é mais elevada no meio cinema.

A utilização da Internet, a posse de telemóvel e as compras online são de grande importância neste tipo de consumidor. Com efeito:

  • 8 em cada 10 utilizaram a internet nos últimos 12 meses;
  • 8 em cada 10 possuem computador no lar;
  • 7 em cada 10 tem um smartphone.

As principais redes Sociais visitadas pelo target consumidor Bio são o Facebook, Google+ e Instagram. O uso das redes sociais deve-se sobretudo pelo contacto com a família, para consultar notícias e partilhar conteúdos com amigos.

Os dados e análises apresentadas fazem parte do estudo TGI, propriedade intelectual da Kantar Media, e do qual a Marktest detém a licença de exploração em Portugal, é um estudo único que num mesmo momento recolhe informação para 17 grandes sectores de mercado, 280 categorias de produtos e serviços e mais de 3000 marcas proporcionando assim um conhecimento aprofundado sobre os portugueses e face aos seus consumos, marcas, hobbies, Lifestyle e consumo de meios.

Presente em mais de 60 países nos 5 Continentes, o TGI poderá ainda caracterizar mercados internacionais com vista ao conhecimento dos consumidores além fronteiras.

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais

  • Symbolic Data Analysis

    A Symbolic Data Analysis (Análise de Dados Simbólicos) está relacionada com o desenvolvimento de novas técnicas estatísticas com vista à análise de bases de dados de grandes dimensões.

    18 a 20 de outubro de 2018

    Associação Portuguesa de Classificação e Análise de Dados

    Instituto Politécnico de Viana do Castelo - Viana do Castelo

    sda2018@estg.ipvc.pt

  • Humans vs. Technology in Research

    18 de outubro de 2018

    MRS - The Market Research Society

    Londres, Inglaterra

    info@mrs.org.uk