Notícias semanais em destaque nas TVs

Notícias semanais em destaque nas TVs

placeholder

A vaga de incêndios que novamente se abateu sobre o centro/norte de Portugal Continental foi o destaque informativo da semana de 9 a 15 de Outubro, segundo os dados da MediaMonitor.

Grupo Marktest
17 outubro 2017

Depois de uma particularmente violenta época de incêndios, o último domingo ficou marcado como o pior dia do ano nesta matéria. Todos os distritos do país em alerta vermelho e mais de uma centena de fogos ativos de norte a sul. Populações mais uma vez foram obrigadas a abandonar as suas residências para fugir ao fogo. Foi divulgado o relatório independente à tragédia de Pedrógão Grande, apontadas falhas na coordenação da Proteção Civil. O serviço Telenews registou um total de 166 notícias e 6 horas de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura da RTP1 com mais de 2 horas de emissão e 57 notícias emitidas.

Outro dos temas em destaque na última semana foi a entrega da proposta do Orçamento de Estado para 2018. O documento assenta numa previsão de crescimento da economia de 2.2%, e prevê o aumento das pensões mais baixas e a redução do IRS para os menores rendimentos. A proposta será agora discutida no Parlamento. O serviço Telenews registou um total de 135 notícias e 5 horas e meia de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura dada pela SIC com 2 horas de emissão e 50 notícias emitidas.

Na justiça, o destaque da última semana foi a formalização da acusação pelo Ministério Público aos arguidos da Operação Marquês. O antigo Primeiro-ministro, José Sócrates, foi acusado de 31 crimes, entre eles a prática de crimes de corrupção passiva de titular de cargo político e fraude fiscal qualificada. Foi deduzida acusação contra 28 arguidos, 19 pessoas singulares e 9 pessoas coletivas no âmbito desta operação. O serviço Telenews registou um total de 163 notícias e 8 horas de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura dada pela SIC com mais de 3 horas de emissão e 65 notícias emitidas.

Notícias de Abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, o tema com maior número de referências foi a vaga de incêndios que novamente se abateu sobre o centro/norte de Portugal Continental. O tema representou 36% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI) tal como referidos nesta Nota Técnica. Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais