Notícias semanais em destaque nas TVs

Notícias semanais em destaque nas TVs

placeholder

A crise na Catalunha foi o destaque informativo da semana de 30 de outubro a 5 de novembro de 2017, segundo os dados da MediaMonitor.

Grupo Marktest
7 novembro 2017

A crise catalã foi o grande destaque da última semana. Depois da derrota dos independentistas, os líderes das instituições autonómicas da Catalunha estão a ser acusados pela justiça espanhola. O Ministério Público de Espanha pede prisão para os membros destituídos da Generalitat, incluindo o ex-líder do governo catalão, Carles Puigdemont. O serviço Telenews registou um total de 108 notícias e quase 5 horas de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura da RTP1 com 2 horas de emissão e 41 notícias emitidas.

Em Portugal, a última semana ficou marcada pela ocorrência de várias agressões violentas. Em Lisboa e Coimbra dois casos caíram no domínio público graças às redes sociais obrigando à actuação das autoridades. A actividade de segurança nos estabelecimentos de diversão nocturna foi mais uma vez posta em causa. O serviço Telenews assinalou um total de 86 notícias e 3 horas de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura dada pela SIC com 1 hora de emissão e 35 notícias emitidas.

No futebol português, a última semana foi marcada por mais uma jornada da Liga NOS e por uma jornada Europeia sem grandes motivos de festejo. Na liga NOS o vice-líder Sporting empatou em casa com o Sporting de Braga permitindo a aproximação do Benfica e o aumento da vantagem do FC Porto na liderança da Liga NOS. Na jornada europeia, o destaque vai para a vitória do FC Porto sobre o Leipzig. Uma jornada em que Sporting empatou em casa com a Juventus e o Benfica perdeu em Old Trafford com o Manchester United mantendo um dos piores registos de sempre na Liga dos Campeões. Na Liga Europa, Braga e Guimarães obtiveram respectivamente um empate e uma vitória mantendo a esperança de qualificação para a próxima fase. O serviço Telenews identificou um total de 178 notícias e 4 horas de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura dada pela RTP1 com 1 hora e meia de emissão e 78 notícias emitidas.

Notícias de Abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, a crise catalã foi o tema com maior número de referências, representando 29% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI) tal como referidos nesta Nota Técnica. Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais