Endividamento municipal tem baixado mas continua alto
Endividamento municipal tem baixado mas continua alto
placeholder
Os dados da Direção-Geral das Autarquias Locais mostram como o endividamento dos municípios tem baixado nos últimos anos mas ainda se mantém elevado, equivalendo a 528 euros por habitante.
Grupo Marktest
6 agosto 2018

De acordo com os dados da Direção-Geral das Autarquias Locais, disponíveis no sistema de geomarketing Sales Index da Marktest e na sua aplicação web Municípios Online, a dívida total dos municípios portugueses ascende a 5 mil e 444 milhões de euros em 2016, um valor que equivale a 528 euros por cada habitante do país.

A dívida total tem, no entanto, baixado nos últimos anos, decrescendo 17.6% face ao observado em 2014 quando atingiu mais de 6608 milhões de euros.

placeholder

Mais de um quinto (21.6%) desta dívida total está concentrada em apenas cinco concelhos: Lisboa (que é responsável por 11.7% dos montantes globais), Vila Nova de Gaia (3.3%), Portimão (2.6%), Gondomar e Aveiro (ambos com 2.0%).

Se considerarmos o valor da dívida por habitante, vemos que é nos concelhos de Fornos de Algodres, Nordeste e Alfândega da Fé que ele é mais elevado, respetivamente de 6044, 4129 e 4115 euros per capita.

Em termos relativos, o concelho de Sintra foi o que mais baixou a sua dívida, que em 2016 está 65.5% abaixo do observado em 2014. Lajes das Flores também registou uma quebra acima de 54% e Ribeira Brava diminuiu os montantes em dívida em 46.6%.

Pelo contrário, os concelhos de Mealhada, Penedono e Redondo foram os que mais aumentaram o seu endividamento face a 2014. Estes concelhos estão, contudo, entre os menos endividados do país, sendo mesmo Penedono o terceiro com menor dívida total.

Esta análise foi realizada com base em informação do INE, disponível no sistema de geomarketing Sales Index, e na sua aplicação web Municípios Online. Consulte aqui mais informação sobre esta aplicação de geomarketing ou contacte-nos se pretender uma demonstração ou mais informações.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais