IMI per capita mais elevado no Algarve

IMI per capita mais elevado no Algarve

placeholder

A informação da DGAL, disponível no sistema de geomarketing Sales Index da Marktest, mostra uma inversão na cobrança de IMI em 2016, com o maior rácio per capita a registar-se nos concelhos algarvios.

Grupo Marktest
26 dezembro 2018

Os dados da DGAL disponíveis no sistema de geomarketing Sales Index da Marktest, mostram que, em 2016, cobraram-se em Portugal 1488 milhões de euros em IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis), um valor que representa uma quebra de 3% face ao ano anterior.

Em apenas 5 concelhos foram cobrados 20.2% do total nacional. O concelho de Lisboa foi o que captou um maior volume de IMI em 2016, com 114 milhões de euros, 7.7% do total. Em Cascais cobrou-se 50 milhões de euros de IMI, 3.4% do total, seguido do concelho de Sintra com 49 milhões de euros (3.3% do total). Porto, com cerca de 44 milhões de euros cobrados e Vila Nova de Gaia, com 43 milhões de euros completam a lista dos cinco concelhos responsáveis por um quinto do IMI cobrado nesse ano.

Em termos evolutivos, os valores da cobrança deste imposto têm crescido de forma sistemática desde 2010, chegando a 2015 ao valor máximo de 1,5 mil milhões de euros. Já em 2016 registou-se uma quebra no total de imposto cobrado, facto que não se verificava desde 2009.

Em média, em 2016, cada português pagou 144 euros em IMI. Estes valores oscilaram entre um máximo de 554 euros per capita em Albufeira e um mínimo de 28 euros per capita no Corvo.

Albufeira foi assim o concelho onde a capitação de IMI foi mais elevada, seguindo-se outros concelhos da região do Algarve, Castro Marim, Loulé e Portimão. Lagos encerra a lista dos cinco concelhos com maior rácio de IMI per capita. Naturalmente, estes valores refletem o peso que o turismo e as residências de segunda habitação têm nesta região do país.

Os dados estão disponíveis no sistema de geomarketing Sales Index, que a Marktest desenvolve desde 1992. Consulte aqui mais informação sobre esta aplicação de geomarketing ou contacte-nos se pretender uma demonstração ou mais informações.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais