IMI per capita mais elevado no Algarve IMI per capita mais elevado no Algarve A informação da DGAL, disponível no sistema de geomarketing Sales Index da Marktest, mostra uma inversão na cobrança de IMI em 2016, com o maior rácio per capita
a registar-se nos concelhos algarvios. Grupo Marktest 26 dezembro 2018 Em apenas 5 concelhos foram cobrados 20.2% do total nacional. O concelho de Lisboa foi o que captou um maior volume de IMI em 2016, com 114 milhões de euros, 7.7% do total. Em Cascais cobrou-se 50 milhões de euros de IMI, 3.4% do total, seguido do concelho de Sintra com 49 milhões de euros (3.3% do total). Porto, com cerca de 44 milhões de euros cobrados e Vila Nova de Gaia, com 43 milhões de euros completam a lista dos cinco concelhos responsáveis por um quinto do IMI cobrado nesse ano. Em termos evolutivos, os valores da cobrança deste imposto têm crescido de forma sistemática desde 2010, chegando a 2015 ao valor máximo de 1,5 mil milhões de euros. Já em 2016 registou-se uma quebra no total de imposto cobrado, facto que não se verificava desde 2009. ![]() Em média, em 2016, cada português pagou 144 euros em IMI. Estes valores oscilaram entre um máximo de 554 euros per capita em Albufeira e um mínimo de 28 euros per capita no Corvo. Albufeira foi assim o concelho onde a capitação de IMI foi mais elevada, seguindo-se outros concelhos da região do Algarve, Castro Marim, Loulé e Portimão. Lagos encerra a lista dos cinco concelhos com maior rácio de IMI per capita. Naturalmente, estes valores refletem o peso que o turismo e as residências de segunda habitação têm nesta região do país. Os dados estão disponíveis no sistema de geomarketing Sales Index, que a Marktest desenvolve desde 1992. Consulte aqui mais informação sobre esta aplicação de geomarketing ou contacte-nos se pretender uma demonstração ou mais informações. |
Notícias
Notícias da mesma semana
Dossiers ver mais
- Apodemo Talk - O mercado do medicamento em Portugal
A Apodemo realiza mais uma edição das Apodemo Talk, desta vez subordinada ao tema do mercado do medicamento em Portugal.
30 de junho de 2025
APODEMO
Edifício Monumental, Saldanha, Lisboa
- QSP Summit
O QSP SUMMIT é um evento de 3 dias focado em oferecer o melhor conteúdo nas áreas de management e marketing para líderes da indústria.
1 a 3 de julho de 2025
QSP - Consultoria de Marketing
Exponor, Matosinhos