Bluenergy pretende tornar as empresas mais amigas do ambiente

Bluenergy pretende tornar as empresas mais amigas do ambiente

placeholder

Sérgio Queirós, General Manager da Bluenergy, fala-nos em entrevista sobre os desafios da humanidade na gestão de recursos estratégicos como água e energia e o papel que a empresa aí pode desempenhar.

Grupo Marktest
6 março 2019

A Bluenergy é uma nova empresa da esfera do Grupo Marktest que visa responder às necessidades das empresas e instituições socialmente responsáveis em controlar os seus custos em energia e água e assim reduzir a sua pegada ecológica.

Foi para conhecermos melhor a Bluenergy, a sua oferta de valor e os serviços que já está a disponibilizar, que falámos com Sérgio Queirós, General Manager da empresa.

MCom: A gestão de recursos estratégicos como a energia e a água são hoje um dos principais desafios da humanidade. Como é que a Bluenergy pode ajudar as empresas a assumirem a sua responsabilidade social em tornar o planeta mais sustentável?

Sérgio Queirós: A energia e a água são a chave para o desenvolvimento humano. Os limites do planeta - na forma de recursos limitados e de um equilíbrio ambiental frágil - fazem com que a busca de novas formas de usar (e não usar) energia e água sejam os desafios que definirão o nosso século.

Sobretudo o consumo de energia tem contribuído de forma inequívoca para o aumento de gases de efeito de estufa (GEE) no planeta. Os desequilíbrios ambientais, também apelidados de alterações climáticas estão para ficar, cabendo-nos a nós enquanto humanos percebermos atempadamente que estamos a ir a toda a velocidade em direção a um precipício. O bom senso recomendaria inverter a marcha, o senso comum que pelo menos tirássemos o pé do acelerador.

A Bluenergy acredita que é possível reduzir consumos e custos com água e energia. Cada pessoa e cada empresa tem literalmente o poder nas suas mãos. A Bluenergy não fará nada mais do que dinamizar e exponenciar estas reduções. Os clientes poupam e melhoram a sua responsabilidade ambiental, o planeta agradece.

Iniciada em março 2018, a Bluenergy apresenta-se como uma plataforma de gestão de consumos de energia e água que, complementada com um acompanhamento personalizado e dedicado dos seus gestores especializados, garante não só minimizar custos mas também aumentar a sustentabilidade dos clientes. A atividade da empresa é totalmente focada no equilíbrio do binómio sustentabilidade / custos.

Mcom: E de onde partiu a ideia de criar esta empresa focada nesta área da energia azul?

Sérgio Queirós: Enquanto promotor do projeto, sou um dos muitos emigrados que decidiu regressar a Portugal para prosseguir a sua vida e carreira profissional. A Austrália, onde estive durante pouco mais de quatro anos, serviu de inspiração em muitos aspetos da minha vida, embora em termos de sustentabilidade Portugal não fique nada atrás.

Fiz um mestrado em Gestão Ambiental na Universidade de Queensland e, depois de trabalhar numa start up australiana também na área da gestão de consumos energéticos, o interesse cresceu em criar uma empresa de valor acrescentado nesta área, pois, apesar dos óbvios avanços tecnológicos, a informação é tanta que sem um especialista - a Bluenergy - é impossível tomar totalmente partido dela.

Mcom: Porque é que a Bluenergy se associou à Marktest?

Sérgio Queirós: O grupo Marktest, atualmente presente em mais de 30 países, teve sempre a sua atividade ligada à informação e ao tratamento de dados. O lema da Marktest é inspirador para a Bluenergy: Informar com rigor para decidir melhor. Da mesma forma, o Grupo Marktest possui um grupo de profissionais altamente qualificados na área da programação e IT, que são áreas fundamentais à consultoria e desenvolvimento do negócio da Bluenergy.

MCom: Com que tipo de clientes já trabalha a Bluenergy?

Sérgio Queirós: Os serviços da Bluenergy estão disponíveis para qualquer tipologia de cliente. Neste momento, já trabalhamos com clientes empresariais, restaurantes, fundações e autarquias.

Nos dias que correm, existe uma pressão imensa que afeta os gestores nas organizações. Essa pressão revela-se na necessidade fundamental de racionalizar custos e otimizar processos.

Em particular para as autarquias, e dada a natureza dispersa de consumo com dezenas ou mesmo centenas de contas de energia e água, a proposta de valor da Bluenergy tem-se materializado - 100 % retorno do investimento - logo nos primeiros meses de subscrição. Este retorno é conseguido maioritariamente através de deteção de anomalias de consumo, identificação de contas de baixo consumo ou renegociação de potência contratada.

MCom: Em que é que a Bluenergy se diferencia de outras empresas que atuam neste mercado?

Sérgio Queirós: A multiplicidade de pontos de consumo e a existência de dezenas de fornecedores e tarifas diferentes torna o controlo de faturação pelas empresas e instituições quase impossível. Estes mercados são muitas vezes inundados com informações difíceis de comparar o que ainda os torna menos transparentes. A Bluenergy é independente de qualquer utility no mercado da água e energia, pelo que as suas análises e recomendações estão isentas de terceiras motivações. Esta é a única forma de garantir a nossa objetividade.

A oferta integrada de serviços da Bluenergy, desde controlo de faturação, a gestão diária de consumos ou a realização de serviços de consultoria energética e ambiental de valor acrescentado, é praticamente única no mercado.

MCom: O que é que os clientes da Bluenergy podem esperar da empresa?

Sérgio Queirós: A Bluenergy analisa e processa informação de consumo, desde faturas a relatórios de dados de sensores de consumo - internet of things ou internet das coisas. É desta forma que assegura a compilação de toda a informação de consumo para a processar, avaliar e compreender. Só assim a informação dará lugar ao conhecimento. Graças ao know-how único disponível no Grupo Marktest - com mais de 30 anos de experiência na gestão de informação - a plataforma da Bluenergy contém um conjunto de ferramentas de análise, desde estatísticas relevantes, gráficos e relatórios intuitivos e um sistema de gestão de alertas, que permitem a deteção atempada de anomalias de consumo, sejam elas de que natureza forem.

A proposta de valor da Bluenergy inclui o acesso a uma plataforma própria de última geração, mas também um acompanhamento constante do cliente, com a realização de reuniões periódicas onde são discutidos os principais temas que afetam a performance energética e ambiental. Esta aliança entre o software e o contacto com profissionais especializados nos temas é o melhor garante para que se consigam atingir os objetivos propostos, ou seja a redução de custos e consumos de recursos escassos.

MCom: De que forma é que a Bluenergy contribui para a sustentabilidade de uma entidade? O que é a pegada azul?

Sérgio Queirós: A Bluenergy criou uma marca registada - a pegada azul - um conjunto de indicadores que resumem de uma forma simplificada e completa qual é a verdadeira pegada de uma entidade no planeta azul. Este indicador inclui as emissões ambientais, mas também o consumo de água e energia. Este indicador é expresso não apenas em CO 2 mas também em GJ (energia) e m 3 (água).

Desde ajudar a perceber quantas toneladas de dióxido de carbono emitiu o ano passado, a ajudar-lhe a compensar essas mesmas emissões de gases de efeito de estufa através da compra de offsets ambientais em qualquer país do Mundo, a Bluenergy promove a sustentabilidade ambiental como poucas empresas o fazem.

MCom: O que podemos esperar da Bluenergy no futuro?

Sérgio Queirós: Já para este ano estão previstos novos desenvolvimentos na área da gestão de alertas de consumo, a criação de relatórios inteligentes e análise de consumos intradiários. Por outro lado, o website e plataforma vão ter opções de leitura em inglês e espanhol. Para um futuro não muito distante, tal como a TWA - Tagus World Analytics, a Bluenergy irá focar os seus desenvolvimentos nas áreas da inteligência artificial e big data, como parte integrante da sua proposta de valor.

Entre em contacto com a Bluenergy e perceba de que forma pode reduzir os seus consumos e acrescentar valor ao seu negócio.

www.blue-energy.pt
+351 96 557 07 64

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais