Água para consumo segura

Água para consumo segura

placeholder

De acordo com os dados de 2017 da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos, 98.7% da água em Portugal é segura para o consumo.

Grupo Marktest
21 janeiro 2020

Em 2017, a da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos realizou cerca de 424 mil análises à água para consumo em todo o país.

De acordo com as estatísticas desta entidade, publicadas pelo INE e disponíveis no sistema de geomarketing Sales Index da Marktest e na sua aplicação web Municípios Online, 98.7% da água analisada foi considerada segura para consumo.

Do total de análises realizadas, 5078 revelaram algum tipo de incumprimento, considerando os parâmetros monitorizados, o que significa que 98.7% de análises estavam conforme os parâmetros que consideram segura a água de consumo.

Analisando os dados disponíveis para os diferentes concelhos, em 39 destes a percentagem de água segura chegou aos 100% e em 208 outros situou-se acima dos 99%. Em 98 concelhos a percentagem de água segura para consumo estava abaixo de 99%, sendo a percentagem mais baixa de 92%.

Lisboa, Montalegre, Chaves, Bragança e Odivelas foram os concelhos onde se realizou o maior número de análises, entre 5600 e 9576 análises. Nestes concelhos, os níveis de segurança oscilaram entre 95.22% e 99.75%.

Os concelhos de Alter do Chão e Castelo de Vide foram os que realizaram menos análises à qualidade da água para consumo (98 análises), que atingiram, em ambos os concelhos, um nível de 100%.

Os dados disponíveis mostram ainda que, em 66 concelhos, houve mais empresas dissolvidas do que criadas (por exemplo em Valença, Vila Nova de Cerveira, Belmonte, Alpiarça ou Alvito) e que em 16 concelhos o número de dissoluções foi igual ao número de constituições (por exemplo em Oleiros, Vila Nova de Paiva, Condeixa-a-Nova, Soure ou Almodôvar).

Os dados estão disponíveis no sistema de geomarketing Sales Index, que a Marktest desenvolve desde 1992 e na sua aplicação web Municípios Online. Consulte aqui mais informação sobre esta aplicação de geomarketing ou contacte-nos se pretender uma demonstração ou mais informações.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais