Notícias semanais em destaque nas TVs

Notícias semanais em destaque nas TVs

placeholder

O crescimento de novas infecções de Covid-19 na região de Lisboa e Vale do Tejo manteve-se o tema em destaque nas notícias de Tv da semana de 22 a 28 de junho de 2020, segundo os dados da MediaMonitor.

Grupo Marktest
30 junho 2020

O crescimento do número de novos infectados na região de Lisboa e Vale do Tejo levou o Governo a dar um passo atrás no desconfinamento. Em 19 freguesias foi mantido o estado de calamidade e reforçadas as medidas sanitárias em vigor. O serviço Telenews da MediaMonitor registou um total de 648 notícias e mais de 25 horas de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da RTP1 com 8 horas de emissão e 236 notícias emitidas.

Outro dos temas em destaque na última semana foi a Educação em Portugal. As Escolas, os professores e os alunos enfrentaram o mais desafiante e atípico ano lectivo de sempre em virtude da pandemia. O Governo anunciou que no novo ano lectivo, voltam as aulas presenciais, todavia o ensino através da Telescola e internet será para continuar. O serviço Telenews da MediaMonitor registou um total de 73 notícias e 2 horas e meia de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da RTP1 com 1 hora de emissão e 29 notícias emitidas

O futebol português foi outro dos destaques. Quando faltam cinco jornadas para terminar, a Liga NOS é liderada pelo FC Porto com o Benfica, que enfrenta uma crise de resultados, em segundo lugar a três pontos de distância. Sporting e Braga lutam pelo terceiro lugar separados por dois pontos. O serviço Telenews da MediaMonitor registou um total de 141 notícias e 3 horas de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da RTP1 com 1 hora de emissão e 52 notícias emitidas.

Notícias de Abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, o destaque foi para o crescimento de novas infecções de Covid-19 na região de Lisboa e Vale do Tejo. O tema representou 81% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados no serviço Telenews da MediaMonitor.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI) tal como referidos nesta Nota Técnica. Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.

Temas de Abertura dos Jornais televisivos
Foram considerados os jornais televisivos da hora de almoço e jantar dos canais RTP1, SIC e TVI. O universo considerado compreende 42 programas distribuídos por 2 programas/dia, por cada canal. Para efeito da análise foi considerada a notícia de abertura, excluindo headlines/sumários.

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais