Notícias semanais em destaque nas TVs

Notícias semanais em destaque nas TVs

placeholder

A intervenção do Estado no capital da TAP e EFACEC foi o tema em destaque nas notícias de Tv da semana de 29 de junho a 5 de julho de 2020, segundo os dados da MediaMonitor.

Grupo Marktest
7 julho 2020

O destaque da última semana foi o aparecimento de novos surtos de infetados um pouco por todo o país. Lisboa e Vale do Tejo continuou no centro das preocupações, com as várias instituições de saúde a procurarem uma explicação para o fenómeno dos novos contágios na região. O serviço Telenews da MediaMonitor registou um total de 478 notícias e 18 horas de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da SIC com mais de 6 horas de emissão e 179 notícias emitidas.

Outro dos temas em destaque na última semana foi a intervenção do Estado em duas empresas com grande importância para a economia portuguesa. O estado assegurou o controlo do capital da TAP, desta forma eliminando os obstáculos à intervenção financeira negociada com a UE. Decidiu igualmente a nacionalização da participação de Isabel dos Santos na EFACEC, desta forma o Estado passa a controlar mais de 70% do capital da empresa. O serviço Telenews da MediaMonitor registou um total de 140 notícias e 6 horas de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da SIC com 2 horas de emissão e 49 notícias emitidas

A abertura de fronteiras foi outro dos temas em foco na última semana. Portugal e Espanha assinalaram a abertura de fronteiras ao fim de três meses e meio de encerramento devido à pandemia. Por outro lado, Portugal ficou excluído da lista de países sem obrigação de quarentena no regresso, para os Britânicos em férias no exterior, algo que poderá ser muito negativo para o sector do turismo no Algarve neste verão. O serviço Telenews da MediaMonitor registou um total de 108 notícias e 5 horas de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da SIC com 2 horas de emissão e 33 notícias emitidas.

Notícias de Abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, o destaque foi para a intervenção do Estado no capital da TAP e EFACEC. O tema representou 43% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados no serviço Telenews da MediaMonitor.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI) tal como referidos nesta Nota Técnica. Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.

Temas de Abertura dos Jornais televisivos
Foram considerados os jornais televisivos da hora de almoço e jantar dos canais RTP1, SIC e TVI. O universo considerado compreende 42 programas distribuídos por 2 programas/dia, por cada canal. Para efeito da análise foi considerada a notícia de abertura, excluindo headlines/sumários.

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais