Que figuras públicas associamos a determinados atributos?

Que figuras públicas associamos a determinados atributos?

placeholder

Segundo o estudo Figuras Públicas e Digital Influencers da Marktest, para participar em campanhas publicitárias ou de sensibilização social uma figura pública deve ser honesta e credível. E a que nomes associamos esses atributos?

Grupo Marktest
7 julho 2020

Quando questionados sobre os atributos ou características pessoais que uma figura pública deve possuir para participar em campanhas publicitárias ou de sensibilização social, a honestidade e a credibilidade foram consideradas as mais importantes pelos entrevistados no estudo Figuras Públicas e Digital Influencers da Marktest. Simpatia, competência e talento completam o top 5 de atributos mais importantes.

Nas associações de figuras públicas a estes atributos, foram sete as personalidades que se destacaram ao surgirem no topo do ranking de cada um destes atributos.

Os nomes de Cristiano Ronaldo Cristina Ferreira foram o que mais vezes ocuparam este lugar de topo nas associações a este conjunto de atributos medidos, em quatro dos 13 atributos analisados, cada um.

Cristiano Ronaldo foi o mais indicado em Competência, Prestígio, Reputação e Talento, com melhor resultado na associação ao atributo talento, com o seu nome a ser indicado por 20.5% dos indivíduos.

Cristina Ferreira também liderou em quatro dos atributos analisados, com 15.4% de associações a persuasão.

Sara Sampaio destacou-se em beleza, obtendo 25.6% de referências. Ricardo Araújo Pereira foi relacionado a sentido de humor, com 23.5% de referências.

João Félix foi associado a juventude, com 14% de menções, enquanto Ruy de Carvalho foi o mais associado a maturidade (8.5%) e Fátima Lopes (apresentadora TV) a sobriedade (5.9%).

Sara Sampaio e Ricardo Araújo Pereira foram os nomes mais consensuais no conjunto dos atributos analisados, ao recolherem, respetivamente, 25.6% de referências no atributo beleza e 23.5% no atributo sentido de humor. Contrariamente, as associações a sobriedade, credibilidade ou maturidade registaram menor concordância entre os inquiridos.

Os dados desta análise têm como base informação do estudo Figuras Públicas e Digital Influencers 2020, que pretende conhecer a imagem que os portugueses têm das figuras públicas nacionais e influenciadores digitais, a sua opinião acerca das principais características destas personalidades e a sua associação à publicidade. Integra ainda informação sobre a sua presença digital

Na aferição da opinião dos portugueses sobre figuras públicas, foi realizado um estudo de opinião junto de portugueses com 15/64 anos, residentes em Portugal Continental, com uma amostra constituída por 1211 entrevistas realizadas online através de um questionário de autopreenchimento entre os dias 10 e 28 de fevereiro de 2020.

Os resultados do estudo de opinião são possíveis de analisar através de uma Web App, que permite visualizar, para cada um destes nomes, uma síntese dos resultados obtidos no estudo.

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Consulte aqui os principais conteúdos deste estudo e o seu folheto de apresentação ou contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais

  • Asia Pacific 2020 - Insights Festival

    Evento ESOMAR, em parceira com o MRSI (Market Research Society India), com o tema D.R.I.V.E - DATA, Research, Insights, Vision e Excellence. Em resultado da atual pandemida de COVID-19, este evento terá apenas transmissão online.

    2 e 3 de novembro de 2020

    ESOMAR

    events@esomar.org

  • Sustainability Summit 2020

    Em resultado da atual pandemida de COVID-19, esta será uma conferência inteiramente virtual.

    5 de novembro de 2020

    MRS - The Market Research Society

    info@mrs.org.uk