Notícias semanais em destaque nas TVs

Notícias semanais em destaque nas TVs

placeholder

Novos surtos de Covid19 e o receio de uma segunda vaga foram o tema em destaque nas notícias de Tv da semana de 6 a 12 de julho de 2020, segundo os dados da MediaMonitor.

Grupo Marktest
14 julho 2020

Na última semana, o aparecimento de novos surtos localizados de covid-19 foi o grande destaque das notícias de Tv. A preocupação dos especialistas com a possibilidade de uma segunda vaga de infeções durante ou após o verão e a dificuldade de impor medidas restritivas perante o tempo quente que se tem verificado foram outros dos temas em discussão. O serviço Telenews da MediaMonitor registou um total de 520 notícias e 19 horas de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da RTP1 com mais de 6 horas e meia de emissão e 196 notícias emitidas.

As temperaturas altas que se têm verificado aumentaram os receios de uma vaga de grandes incêndios, que ainda não se verificou até esta altura. No entanto, os Bombeiros Portugueses lamentam a morte de um bombeiro, vítima das condições adversas do tempo durante o combate a um incêndio na Lousã. O serviço Telenews da MediaMonitor assinalou um total de 51 notícias e 1 hora e meia de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da SIC com meia hora de emissão e 19 notícias emitidas.

O Futebol Nacional esteve também em destaque na última semana. O FC Porto aproxima-se da meta de Campeão Nacional ao vencer o Tondela e beneficiar do empate do Benfica com o Famalicão. Quando faltam três jornadas para terminar, o FC Porto necessita de um empate para assegurar a vitória na prova. O serviço Telenews da MediaMonitor identificou um total de 147 notícias e 3 horas de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da RTP1 com mais de 1 hora de emissão e 68 notícias emitidas.

Notícias de Abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, o destaque foi para o aparecimento dos vários surtos de Covid-19 em Portugal Continental. O tema representou 55% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados no serviço Telenews da MediaMonitor.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI) tal como referidos nesta Nota Técnica. Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.

Temas de Abertura dos Jornais televisivos
Foram considerados os jornais televisivos da hora de almoço e jantar dos canais RTP1, SIC e TVI. O universo considerado compreende 42 programas distribuídos por 2 programas/dia, por cada canal. Para efeito da análise foi considerada a notícia de abertura, excluindo headlines/sumários.

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais