Marktest Angola apresenta a segunda vaga do estudo AMPS
Marktest Angola apresenta a segunda vaga do estudo AMPS
placeholder
Está disponível a segunda vaga do estudo AMPS (All Media and Products Study) produzido pela Marktest Angola.
Grupo Marktest
3 novembro 2020
placeholder

O AMPS(All Media and Products Study) é um estudo de referência em Angola, relativamente a análises de audiências, hábitos de consumo (de produtos de serviços) e de análise de comportamentos.

O início da Pandemia alterou os hábitos de consumo e o cenário das audiências também espelhou a nova realidade em que o País entrou em fins de Março de 2020.

Nesta 2ª vaga de 2020, realizada em Setembro, onde o confinamento se suavizou e onde a vida laboral e económica começa a ter uma nova dinâmica, também os hábitos e o comportamento dos Luandenses estão a voltar a outros paradigmas.

O consumo de televisão voltou a valores idênticos aos de 2019 (66%), e o tempo médio diário de ver televisão é hoje de 2 horas e 55 minutos, quando em abril de 2019 era de 2 horas e 41minutos.

Os canais televisivos com maior audiência são a Zimbo e a TPA1.

Já os canais com conteúdos ligados a novelas voltaram a ter valores de audiências bastante superiores se comparados em Abril de 2020 (nomeadamente a Zap Novela e a Globo On).

placeholder

Em termos de programas preferidos o Fala Angola (Zimbo), o Telejornal (TPA1) e A Tarde é Nossa (Zimbo) foram os mais mencionados. Cerca 31% dos inquiridos não manifestou nenhuma preferência.

Quanto ao apresentador preferido Ernesto Bartolomeu, Salu Gonçalves e Stela de Carvalho foram os mais mencionados.

placeholder

Ficha técnica:
Universo - O universo do estudo foi constituído por indivíduos de ambos os sexos, com mais de 15 anos, residentes na Província de Luanda.
Amostra- A amostra prevista era de 2500 entrevistas e realizaram-se as 2510 entrevistas
Processo de amostragem- A amostragem foi estratificada por município. Dentro de cada município a amostra será equitativa por dia da semana. Seleção do elemento amostral – em cada unidade amostral (residência), foi selecionado apenas um indivíduo. Para a escolha do individuo, recorremos a uma amostra por quotas de sexo e idade representativas do universo (de acordo com a Projecção da População da Província de Luanda feita pelo INE).
Metodologia- A metodologia usada foi “Day After Recall”, sendo a recolha efectuada diariamente durante 24 dias. Utilizamos uma metodologia quantitativa, efetuada através de uma entrevista presencial e suportada por um questionário estruturado em CAPI , com uma duração média de 45 minutos.
Recolha de informação- entre 28 de agosto e 21 de setembro de 2020.
A análise destes resultados é da exclusiva responsabilidade da Marktest Angola.

Se pretender mais informações acerca da Marktest Angola e dos seus estudos, contacte-nos

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais
  • The Art & Science of Inovation

    16 a 18 de junho de 2024

    ESOMAR

    Chicago, EUA

    events@esomar.org

  • 30 anos CNPD

    A Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) realiza uma conferência internacional, integrada nas comemoraçãoes do seu 30º aniversário.

    24 de junho de 2024

    Comissão Nacional de Proteção de Dados

    Sala do Senado, Assembleia da República, Lisboa

    geral@cnpd.pt