Notícias semanais em destaque nas TVs

Notícias semanais em destaque nas TVs

placeholder

As medidas de combate à pandemia, com novo recolher obrigatório, foram o assunto em destaque nas notícias de Tv na semana de 9 a 15 a de novembro.

Grupo Marktest
17 novembro 2020

Com o país em Estado de Emergência, o destaque da última semana foi para as novas regras de recolher obrigatório e para a capacidade de resposta do SNS que está próxima do limite. Perante o aumento de internamentos no norte do país, os doentes são transferidos para zonas com maior disponibilidade. O serviço Telenews da MediaMonitor registou um total de 544 notícias e 21 horas e meia de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da TVI com 8 horas de emissão e 191 notícias emitidas.

Outro dos destaques da última semana, foram os protestos do sector da restauração. Perante as consideradas insuficientes medidas de apoio do Governo, e com o novo Estado de Emergência em vigor, o sector da restauração manifestou-se em Lisboa e Porto pedindo mais apoio que lhe permita sobreviver a esta pandemia. O serviço Telenews da MediaMonitor assinalou um total de 124 notícias e 5 horas de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da RTP1 com 2 horas de emissão e 47 notícias emitidas.

A situação política pós Eleições Presidenciais nos EUA é outro dos destaques da última semana. O Presidente Trump não reconhece a derrota eleitoral e a transição de poder não se pode iniciar. O Presidente Eleito, Joe Biden, aguarda o fim do processo eleitoral de cada estado e o reconhecimento da sua vitória. O serviço Telenews da MediaMonitor identificou um total de 94 notícias e 3 horas e meia de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da TVI com mais de 1 hora de emissão e 31 notícias emitidas.

Notícias de Abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, o destaque foi para o anúncio da eficácia de novas vacinas e para a pandemia que está a levar o SNS ao limite da sua capacidade. O tema representou 93% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados no serviço Telenews da MediaMonitor.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI) tal como referidos nesta Nota Técnica. Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.

Temas de Abertura dos Jornais televisivos
Foram considerados os jornais televisivos da hora de almoço e jantar dos canais RTP1, SIC e TVI. O universo considerado compreende 42 programas distribuídos por 2 programas/dia, por cada canal. Para efeito da análise foi considerada a notícia de abertura, excluindo headlines/sumários.

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais