Notícias semanais em destaque nas TVs
Notícias semanais em destaque nas TVs
placeholder
O novo confinamento decretado pelo Governo para refrear a progressão da pandemia de COVID-19 foi o destaque nas notícias de Tv na semana 11 a 17 de janeiro de 2021.
Grupo Marktest
19 janeiro 2021

placeholderA pandemia e o SNS à beira da ruptura foram os temas em destaque da última semana. O Governo decreta novo confinamento na tentativa de conter o aumento de infecções. Em causa está a capacidade do SNS de responder ao aumento de doentes com necessidade de internamento e de cuidados intensivos. O serviço Telenews da MediaMonitor registou um total de 742 notícias e 29 horas e meia de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da RTP1 com 11 horas de emissão e 267 notícias emitidas.

As Presidenciais 2021 foram outro tema em destaque. Em tempos de pandemia os candidatos usam as redes sociais e a TV como veiculo privilegiado para transmitir a sua mensagem. Começaram as votações dos eleitores que solicitaram o exercício do voto antecipado. Apesar das filas e dos processos demorados, mais de 200 mil eleitores exerceram o seu direito de voto. O serviço Telenews da MediaMonitor contou um total de 391 notícias e 13 horas e meia de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da SIC com quase 5 horas de emissão e 136 notícias emitidas.

No âmbito internacional a transição de poder nos Estados Unidos foi o tema em foco. Em Washington prepara-se a cerimónia de tomada de posse de Joe Biden como Presidente dos Estados Unidos. Grandes medidas de segurança procuram assegurar que as cerimónias decorrerão sem registo de novos conflitos com os apoiantes do presidente cessante, Donald Trump. O serviço Telenews da MediaMonitor identificou um total de 57 notícias e 2 horas de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da SIC com mais de 1 hora de emissão e 28 notícias emitidas.

Notícias de Abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, o destaque foi para a pandemia. O aumento explosivo no número de novos infectados, levou o governo a decretar um novo confinamento. O tema representou 88% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados no serviço Telenews da MediaMonitor.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI) tal como referidos nesta Nota Técnica. Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.

Temas de Abertura dos Jornais televisivos
Foram considerados os jornais televisivos da hora de almoço e jantar dos canais RTP1, SIC e TVI. O universo considerado compreende 42 programas distribuídos por 2 programas/dia, por cada canal. Para efeito da análise foi considerada a notícia de abertura, excluindo headlines/sumários.

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais
Em Agenda ver mais
  • 30º Congresso APDC

    “Reinventing with Technology” é o tema do Congresso da APDC, este ano apresentado forma híbrida. Estão previstos painéis de discussão, entrevistas, oradores e sessões de networking em Lisboa e online.

    12 a 13 de maio de 2021

    APDC - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações

    Lisboa e Online

    congresso@apdc.pt

  • Questionnaire Design Best Practices

    Em resultado da atual pandemida de COVID-19, este evento será realizado online.

    19 de maio de 2021

    ESOMAR