Notícias semanais em destaque nas TVs
Notícias semanais em destaque nas TVs
placeholder
A pressão sobre o SNS face à progressão da pandemia de COVID-19 mantém-se o destaque nas notícias de Tv na semana 25 a 31 de janeiro de 2021.
Grupo Marktest
2 fevereiro 2021
placeholder

A pandemia de covid-19 e o efeito no SNS foi o destaque da última semana. Com os números da pandemia a baterem todos os recordes em matéria de internamentos e mortes, os Hospitais do SNS procuram responder à procura de cuidados médicos aumentando o número de camas disponíveis. Equipas do INEM começaram a fazer pré-triagem à porta dos hospitais para reduzir a pressão nas urgências hospitalares. O serviço Telenews da MediaMonitor registou um total de 755 notícias e 31 horas e meia de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da SIC com 11 horas de emissão e 259 notícias emitidas.

O rescaldo dos resultados das Presidenciais 2021 foi outro dos temas em destaque. A vitória esmagadora do reeleito Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, o meio milhão de votos do candidato do Chega, André Ventura e os reflexos desta eleição no equilíbrio político no parlamento, foram alguns dos temas em discussão. O serviço Telenews da MediaMonitor contou um total de 191 notícias e 8 horas e meia de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da RTP1 com 4 horas de emissão e 84 notícias emitidas.

No âmbito do decreto do estado de emergência aprovado no Parlamento, Portugal entrou em auto confinamento. Entradas e saídas de território nacional de cidadãos nacionais estão proibidas. Esta foi uma das novas medidas do governo perante os números da pandemia, e em especial o aumento de peso dos contágios da designada variante Britânica do novo coronavirus. O serviço Telenews da MediaMonitor identificou um total de de 85 notícias e 3 horas de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da TVI com mais de 1 hora de emissão e 30 notícias emitidas.

Notícias de Abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, o destaque foi para a pandemia de Covid-19 e o efeito no SNS. Hospitais de todo o país à beira da rotura. O tema representou 88% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados no serviço Telenews da MediaMonitor.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI) tal como referidos nesta Nota Técnica. Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.

Temas de Abertura dos Jornais televisivos
Foram considerados os jornais televisivos da hora de almoço e jantar dos canais RTP1, SIC e TVI. O universo considerado compreende 42 programas distribuídos por 2 programas/dia, por cada canal. Para efeito da análise foi considerada a notícia de abertura, excluindo headlines/sumários.

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais
Em Agenda ver mais