Notícias semanais em destaque nas TVs
Notícias semanais em destaque nas TVs
placeholder
A pandemia de COVID-19 mantém-se o destaque nas notícias de Tv na semana 22 a 28 de fevereiro de 2021.
Grupo Marktest
2 março 2021
placeholder

A pandemia de covid-19 esteve em destaque na última semana. A redução dos números da pandemia fez aumentar a pressão social para o desconfinamento. O Governo anunciou plano de desconfinamento para 11 de Março, enquanto o Parlamento manteve o Estado de Emergência por mais 2 semanas. O serviço Telenews da MediaMonitor registou um total de 494 notícias e 19 horas de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da RTP1 com quase 7 horas de emissão e 184 notícias emitidas.

Outro dos destaques da última semana foi a TAP. No meio da maior crise da sua história, provocada em grande medida pela pandemia, a TAP prepara-se para receber auxílio do estado. Os vários sindicatos representativos dos trabalhadores da empresa chegaram a acordo com a administração para viabilizar a reestruturação da empresa. O serviço Telenews da MediaMonitor registou um total de 45 notícias e 1 hora e meia de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da SIC com quase 1 hora de emissão e 24 notícias emitidas.

No desporto, de destacar a morte de Alfredo Quintana, o atleta do FC Porto e da Selecção Nacional de Andebol que sofreu uma paragem cardíaca durante um treino. Na Liga NOS, o Sporting, líder destacado, foi ao estádio do Dragão empatar a zero com o FC Porto. O Benfica e o Braga, representantes de Portugal na Liga Europa, perderam com Arsenal e Roma respetivamente, terminando assim a participação portuguesa na segunda prova da UEFA. O serviço Telenews da MediaMonitor registou um total de 189 notícias e 5 horas de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da RTP1 com quase 2 horas de emissão e 78 notícias emitidas.

Notícias de Abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, o destaque foi para a pandemia de Covid-19. A redução das novas infecções e a pressão sobre o governo para o desconfinamento foram os destaques. O tema representou 76% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados no serviço Telenews da MediaMonitor.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI) tal como referidos nesta Nota Técnica. Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.

Temas de Abertura dos Jornais televisivos
Foram considerados os jornais televisivos da hora de almoço e jantar dos canais RTP1, SIC e TVI. O universo considerado compreende 42 programas distribuídos por 2 programas/dia, por cada canal. Para efeito da análise foi considerada a notícia de abertura, excluindo headlines/sumários.

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais
Em Agenda ver mais