Notícias semanais em destaque nas TVs
Notícias semanais em destaque nas TVs
placeholder
A pandemia de COVID-19 mantém-se o destaque nas notícias de Tv na semana 22 a 28 de março de 2021.
Grupo Marktest
30 março 2021
placeholder

A pandemia de covid-19 foi o destaque da última semana. O Estado de Emergência foi aprovado no Parlamento, mantendo-se as restrições à mobilidade durante a Páscoa. Começou a vacinação em massa, professores e auxiliares educativos vão ser vacinados em dois fins-de-semana. O serviço Telenews da MediaMonitor registou um total de 387 notícias e 14 horas de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da SIC com mais de 6 horas e meia de emissão e 153 notícias emitidas.

No âmbito internacional, esteve em destaque na última semana o bloqueio do Canal do Suez. Um incidente com um navio porta contentores gigante bloqueou o tráfego no Canal do Suez, uma das mais importantes vias do comércio mundial. O serviço Telenews da MediaMonitor assinalou um total de44 notícias e 1 hora de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da TVI com mais de 30 minutos de emissão e 19 notícias emitidas.

No desporto, o futebol português esteve em destaque na última semana. A Selecção Nacional de futebol começou a disputar fase de qualificação para o Mundial 2022. A vitória sobre o Azerbaijão e o empate na Sérvia colocam a selecção em boa posição para o apuramento. O serviço Telenews da MediaMonitor identificou um total de de 103 notícias e 3 horas de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da RTP1 com 1 hora e meia de emissão e 48 notícias emitidas.

Notícias de Abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, o destaque foi para a pandemia de Covid-19. Estado de Emergência foi renovado, mantendo-se as restrições durante a Páscoa. A vacinação em massa começou pelos professores e auxiliares educativos. O tema representou 64% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados no serviço Telenews da MediaMonitor.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI) tal como referidos nesta Nota Técnica. Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.

Temas de Abertura dos Jornais televisivos
Foram considerados os jornais televisivos da hora de almoço e jantar dos canais RTP1, SIC e TVI. O universo considerado compreende 42 programas distribuídos por 2 programas/dia, por cada canal. Para efeito da análise foi considerada a notícia de abertura, excluindo headlines/sumários.

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais
Em Agenda ver mais