Notícias semanais em destaque nas TVs
Notícias semanais em destaque nas TVs
placeholder
A Pandemia de COVID-19 continua a ser o destaque nas notícias de Tv na semana 5 a 11 de abril de 2021.
Grupo Marktest
13 abril 2021
placeholder

A pandemia de covid-19 mantém-se o destaque da última semana. Começou a 2ª fase do desconfinamento. Alunos do 2º e 3º ciclo voltaram às aulas presenciais. A vacina da AstraZeneca continua a levantar dúvidas, casos mortais raros associados à sua utilização colocam em causa a sua segurança. Recomendada a sua utilização apenas a maiores de 60 anos. O serviço Telenews da MediaMonitor registou um total de 448 notícias e 16 horas e meia de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da RTP1 com mais de 6 horas de emissão e 170 notícias emitidas.

Outro dos destaques da última semana foi a decisão do mediático caso, conhecido como Operação Marquês. O Juiz Ivo Rosa, do Tribunal Central de Instrução Criminal, apresentou a decisão instrutória da Operação Marquês. O Ex-Primeiro Ministro José Sócrates foi um dos acusados pelo Ministério Público no processo, que viu a acusação reduzida. O serviço Telenews da MediaMonitor assinalou um total de 169 notícias e 10 horas de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da TVI com mais de 3 horas e meia de emissão e 69 notícias emitidas.

No âmbito internacional, o ataque de extremistas Islâmicos à cidade de Palma no norte de Moçambique contínua em foco. Embora o estado Moçambicano reivindique o controlo militar da região, os refugiados recusam voltar às suas casas. Organizações humanitárias canalizam ajuda internacional para a região. O serviço Telenews da MediaMonitor identificou um total de 53 notícias e 2 horas de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da RTP1 com 1 hora de emissão e 28 notícias emitidas.

Notícias de Abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, o destaque foi para a pandemia de Covid-19. A 2ª fase de desconfinamento e as dúvidas acerca da vacina da AstraZeneca foram os temas em foco. O tema representou 60% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados no serviço Telenews da MediaMonitor.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI) tal como referidos nesta Nota Técnica. Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.

Temas de Abertura dos Jornais televisivos
Foram considerados os jornais televisivos da hora de almoço e jantar dos canais RTP1, SIC e TVI. O universo considerado compreende 42 programas distribuídos por 2 programas/dia, por cada canal. Para efeito da análise foi considerada a notícia de abertura, excluindo headlines/sumários.

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais