Censos 2021 já estão no terreno
Censos 2021 já estão no terreno
placeholder
O Instituto Nacional de Estatística (INE) já iniciou as operações para os Censos 2021, que têm como referência o dia 19 de abril.
Grupo Marktest
13 abril 2021
placeholder

Os Censos são, segundo o INE, a maior operação estatística realizada em Portugal, tendo um papel determinante no conhecimento do parque habitacional e da realidade demográfica, social e económica do país, produzindo também informações imprescindíveis para a tomada de decisões de investimento pelos sectores público e privado.

As operações censitárias já arrancaram em todo o país. Dadas as atuais circunstâncias de Pandemia provocada pela COVID-19, será privilegiada a recolha da informação via Internet – esta opção é a mais segura, uma vez que minimiza os contactos entre os recenseadores e os cidadãos.

O processo foi já iniciado a 5 de abril com a distribuição das cartas pelos recenseadores nas caixas de correio em todos os alojamentos do território nacional, com os códigos necessários à resposta. O período de resposta inicia-se a 19 de abril.

placeholder

No caso de não ser possível por parte dos cidadãos a resposta online, o INE tem disponíveis outras opções:

  • telefone para grupos da população com maior dificuldade na resposta pela Internet, ou impedidos de contacto presencial;
  • e-balcão nas Juntas de Freguesia (mediante as condições de acessibilidade locais e em função da respetiva situação e de saúde pública);
  • autopreenchimento dos questionários em papel entregues pelos recenseadores, que cumprem um rigoroso Protocolo de Saúde Pública.
  • O contacto porta a porta pelos recenseadores será realizado a partir de 31 de maio (fase de conclusão dos Censos), unicamente para os alojamentos que ainda não tenham respondido ao inquérito.

    Para a execução dos Censos 2021, o INE elaborou um rigoroso Protocolo de Saúde Pública, no âmbito da Pandemia COVID-19, com o objetivo de garantir a segurança das atividades a realizar, cumprindo todas as normas sanitárias estabelecidas pelas autoridades de saúde, de acordo com as diferentes regiões do país.

    Importa ainda salientar que a resposta aos Censos é obrigatória por Lei e os dados individuais fornecidos ao INE são confidenciais e serão usados exclusivamente para fins estatísticos.

    Os Censos são um importantíssimo instrumento para conhecer a população residente em Portugal: quantos somos, como vivemos, que composição têm as famílias residentes, o que caraceriza o parque habitacional, que condiçoes de vida existem nas várias localidades, são questões a que os Censos darão resposta.

    Em estudos de mercado, estes resultados serão fundamentais para definir universos de estudo ou quantificar amostras, por exemplo. É importante, por isso, que todos, civicamente, façamos a nossa parte e participemos nestas operações.

    Para mais informações consulte: censos.ine.pt.

    Arquivo de notícias

    Clipping

    ver mais
    Em Agenda ver mais
    • Questionnaire Design Best Practices

      Em resultado da atual pandemida de COVID-19, este evento será realizado online.

      19 de maio de 2021

      ESOMAR

    • Health & Fitness 2021

      Neste evento virtual será abordada a relação dos consumidores com a saúde e a prática desportiva considerando a Pandemia e a atividade das Marcas neste mesmo contexto.

      20 de maio de 2021

      MRS - The Market Research Society

      info@mrs.org.uk