Desemprego inverte tendência de quebra
Desemprego inverte tendência de quebra
placeholder
O número de desempregado inscritos nos Centros de Emprego subiu em 2020, invertendo uma tendência de decréscimo que se observava desde 2013.
Grupo Marktest
20 abril 2021

Os dados do IEFP, disponíveis no sistema de geomarketing Sales Index da Marktest e na sua aplicação web Municípios Online, revelam que o número de desempregados inscritos nos Centros de Emprego de Portugal Continental vinha a diminuir sistematicamente desde 2013, tendência invertida no último ano, quando se verificou um crescimento de 30% face a 2019.

placeholder

Estão agora inscritos nos Centros de Emprego um total de 375 mil desempregados, o que corresponde a 3.8% do total de residentes no Continente. 56% destes desempregados são mulheres, 63% estão inscritos há menos de um ano e 92% procuram um novo emprego.

O número de desempregados cresceu em todos os concelhos exceto em 35, que viram os números baixar face a 2019. Alandroal, Sever do Vouga e Ferreira do Zêzere foram os concelhos que observaram um maior decréscimo relativo no número de desempregados inscritos nos Centros de Emprego, enquanto Odivelas, Mora e Faro registaram o maior crescimento relativo.

Albufeira, Portimão e Odemira são os concelhos onde o peso dos desempregados no total da população residente é maior, ao contrário dos concelhos de Ferreira do Zêzere, Sever do Vouga e Melgaço, onde esta proporção é mais baixa.

Clique no gráfico para visualizar os valores dos vários concelhos e na legenda para remover/adicionar concelhos de cada uma das regiões.

Embora as mulheres constituam a maioria dos desempregados inscritos nos Centros de Emprego, tal não se verifica em 35 dos 278 concelhos do Continente, com Odemira, Pampilhosa da Serra e Alcoutim a registarem um maior peso de homens no total dos inscritos. Em sentido oposto, no conjunto de inscritos em Baião, Mesão Frio e Penafiel, é onde as mulheres têm um peso mais significativo.

Os dados estão disponíveis no sistema de geomarketing Sales Index, que a Marktest desenvolve desde 1992 e na sua aplicação web Municípios Online. Consulte aqui mais informação sobre esta aplicação de geomarketing ou contacte-nos se pretender uma demonstração ou mais informações.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais
  • Questionnaire Design Best Practices

    Em resultado da atual pandemida de COVID-19, este evento será realizado online.

    19 de maio de 2021

    ESOMAR

  • Health & Fitness 2021

    Neste evento virtual será abordada a relação dos consumidores com a saúde e a prática desportiva considerando a Pandemia e a atividade das Marcas neste mesmo contexto.

    20 de maio de 2021

    MRS - The Market Research Society

    info@mrs.org.uk