Notícias semanais em destaque nas TVs
Notícias semanais em destaque nas TVs
placeholder
A Pandemia de COVID-19 continua a ser o destaque nas notícias de Tv na semana 12 a 18 de abril de 2021.
Grupo Marktest
20 abril 2021
placeholder

A pandemia de covid-19 foi o destaque da última semana. A terceira fase do desconfinamento vai arrancar, com o comércio, escolas e universidades quase sem restrições. Apesar das dúvidas com a segurança das vacinas Astrazeneca e Janssen, a vacinação em grande escala da população tem condições para arrancar como mostra o teste efectuado com a vacinação de 170 mil profissionais do ensino e sector social. O serviço Telenews da MediaMonitor registou um total de 416 notícias e 15 horas e meia de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da SIC com 6 horas de emissão e 151 notícias emitidas.

Outro dos destaques da última semana foram as repercussões mediáticas sobre a Justiça e a Política da decisão da Operação Marquês. As decisões do Juiz Ivo Rosa e as declarações do Ex-Primeiro Ministro José Sócrates foram tema em foco ao longo da semana. O serviço Telenews da MediaMonitor assinalou um total de 99 notícias e 4 horas e meia de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da TVI com mais de 2 horas de emissão e 46 notícias emitidas.

No desporto, destaque para a Medalha de Ouro de Telma Monteiro nos Campeonatos da Europa de Judo, que decorreram em Lisboa. A judoca portuguesa, de 35 anos, conquista o sexto título europeu da carreira e a 15ª medalha em 15 participações. No Futebol destaque para a vitória do FC Porto sobre o Chelsea que encerrou a participação do clube português na Liga dos Campeões da UEFA. Na liga portuguesa Sporting e FC Porto lideram separados por seis pontos, quando faltam sete jornadas para o fim da competição. O serviço Telenews da MediaMonitor identificou um total de 53 notícias e 2 horas de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da RTP1 com 1 hora de emissão e 28 notícias emitidas.

Notícias de Abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, o destaque foi para a pandemia de Covid-19. Vai arrancar a 3ª fase do desconfinamento, a vacinação bate recordes apesar de dúvidas acerca da segurança de algumas vacinas. O tema representou 71% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados no serviço Telenews da MediaMonitor.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI) tal como referidos nesta Nota Técnica. Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.

Temas de Abertura dos Jornais televisivos
Foram considerados os jornais televisivos da hora de almoço e jantar dos canais RTP1, SIC e TVI. O universo considerado compreende 42 programas distribuídos por 2 programas/dia, por cada canal. Para efeito da análise foi considerada a notícia de abertura, excluindo headlines/sumários.

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais
Em Agenda ver mais