Notícias semanais em destaque nas TVs
Notícias semanais em destaque nas TVs
placeholder
A Pandemia de COVID-19 continua a ser o destaque nas notícias de Tv na semana 10 a 16 de maio de 2021, também marcada pelos festejos do Sporting, que conquistou o campeonato de futebol 19 anos depois do seu último título.
Grupo Marktest
18 maio 2021
placeholder

A pandemia de COVID-19 manteve-se o destaque informativo da última semana. Terminou a cerca sanitária em Odemira, enquanto a vacinação segue em bom ritmo, com mais de 30% da população nacional com pelo menos uma inoculação de vacina contra a Covid-19. O Governo anunciou ainda a abertura de fronteiras, algo que o sector do turismo agradece. O serviço Telenews da MediaMonitor registou um total de 285 notícias e 9 horas de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da RTP1 com 3 horas e meia de emissão e 108 notícias emitidas.

Outro dos destaques da última semana, foi a festa do Sporting Clube de Portugal. O clube assegurou a vitória no principal campeonato de futebol em Portugal, algo que não acontecia há 19 anos. A festa dos adeptos não decorreu sem alguns incidentes com a polícia, devido ao esquecimento das regras da pandemia. Para terminar uma semana vitoriosa, o Sporting sagrou-se campeão europeu de Hóquei em Patins, vencendo o FC Porto na final. O serviço Telenews da MediaMonitor assinalou um total de 218 notícias e 8 horas e meia de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da TVI com 3 horas de emissão e 90 notícias emitidas.

No âmbito internacional, o destaque foi o reacender do conflito no Médio-Oriente. Depois de confrontos entre manifestantes palestinianos e as forças israelitas, o conflito escalou para uma guerra entre o Hamas e Israel, com bombardeamentos aéreos e ataques de mísseis. A guerra já matou 181 pessoas, incluindo 52 crianças. O serviço Telenews da MediaMonitor identificou um total de 72 notícias e 2 horas e meia de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da TVI com 1 hora de emissão e 25 notícias emitidas.

Notícias de Abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, o destaque foi para a pandemia de Covid-19. Terminou a cerca sanitária em Odemira, a vacinação continua em bom ritmo e abriram-se as fronteiras, o que permitirá trazer alguma recuperação ao turismo. O tema representou 26% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados no serviço Telenews da MediaMonitor.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI) tal como referidos nesta Nota Técnica. Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.

Temas de Abertura dos Jornais televisivos
Foram considerados os jornais televisivos da hora de almoço e jantar dos canais RTP1, SIC e TVI. O universo considerado compreende 42 programas distribuídos por 2 programas/dia, por cada canal. Para efeito da análise foi considerada a notícia de abertura, excluindo headlines/sumários.

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais
Em Agenda ver mais