Notícias semanais em destaque nas TVs
Notícias semanais em destaque nas TVs
placeholder
O aumento generalizado de novos casos de COVID-19 ligados à variante Delta, foi o destaque nas notícias de Tv na semana de 28 de junho a 4 de julho de 2021.
Grupo Marktest
6 julho 2021
placeholder

A pandemia de covid-19 foi novamente o destaque da última semana. O aumento de casos de infecção ligados à variante Delta em Portugal Continental, em especial na Grande Lisboa e no Algarve, levaram o Governo a decretar dever de recolhimento domiciliário e a apostar no esforço de vacinação rápida da população. O serviço Telenews da MediaMonitor registou um total de 359 notícias e 12 horas e meia de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da SIC com 5 horas de emissão e 124 notícias emitidas.

Outro dos assuntos em destaque na última semana foi a detenção do empresário madeirense Joe Berardo e do seu advogado por suspeitas de fraude. Na origem da detenção estão suspeitas de irregularidades na obtenção e gestão de créditos da Caixa Geral de Depósitos. O serviço Telenews da MediaMonitor registou um total de 129 notícias e 5 horas de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da SICI com mais de 1 hora e meia de emissão e 44 notícias emitidas.

O acidente que vitimou um trabalhador que fazia a manutenção da via, na A6, envolvendo a viatura onde seguia o Ministro da Administração Interna Eduardo Cabrita, continua igualmente em foco. A vertente política e social do caso foi tema em discussão durante a última semana. O serviço Telenews da MediaMonitor registou um total de 63 notícias e 2 horas de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da SIC com uma hora de emissão e 27 notícias emitidas.

Notícias de Abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, o destaque foi mais uma vez para a pandemia de Covid-19. O aumento generalizado de novos casos ligados à variante Delta em todo o país, mas em especial na Grande Lisboa, levou a novas medidas restritivas à circulação das pessoas, nomeadamente o dever de recolhimento domiciliário depois das 23 horas nos municípios com maior incidência. O tema representou 57% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados no serviço Telenews da MediaMonitor.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI) tal como referidos nesta Nota Técnica. Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.

Temas de Abertura dos Jornais televisivos
Foram considerados os jornais televisivos da hora de almoço e jantar dos canais RTP1, SIC e TVI. O universo considerado compreende 42 programas distribuídos por 2 programas/dia, por cada canal. Para efeito da análise foi considerada a notícia de abertura, excluindo headlines/sumários.

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais
Em Agenda ver mais