Presença digital de figuras públicas: Cristiano só não lidera no Youtube
Presença digital de figuras públicas: Cristiano só não lidera no Youtube
placeholder
O capitão da Seleção Nacional é a figura pública portuguesa com mais seguidores nas redes sociais, com exceção do Youtube, onde SirKazzio lidera. São dados do estudo Figuras Públicas e Digital Influencers da Marktest.
Grupo Marktest
29 junho 2021

O estudo Figuras Públicas e Digital Influencers da Marktest, além da análise das perceções e opiniões dos portugueses face às figuras públicas e influenciadores, apresenta também informação sobre a sua presença digital (redes sociais e blogs).

Para um conjunto de perto de 200 nomes, a Marktest recolheu informação sobre a sua presença e número de seguidores nas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Youtube, no período de 29 de abril a 4 de maio de 2021.

Da lista de 197 nomes, 7 deles não têm presença em nenhuma destas redes sociais, 180 têm página no Facebook, 182 têm página no Instagram, 128 no Twitter e 101 no Youtube. 83 destas personalidades têm blog pessoal ou site em seu nome.

Cristiano Ronaldo é destacadamente o que regista maior número de fãs e seguidores nas várias redes sociais onde está presente. O atleta tem perto de 149 milhões de fãs no Facebook, quase 280 milhões de seguidores no Instagram e 92 milhões de seguidores no Twitter.

Estes números são tanto mais impressionantes quanto são 26 vezes maiores que o segundo nome com mais fãs no Facebook (Fábio Coentrão), 36 vezes maiores que o segundo nome com mais seguidores no Instagram (Sara Sampaio) ou 39 vezes superiores ao do segundo nome com mais seguidores no Twitter (Fábio Coentrão).

Cristiano Ronaldo é apenas destronado do pódium no Youtube, onde ocupa a 5ª posição, com menos de 1,8 milhões de subscritores. SirKazzio (Anthony Sousa), com cinco milhões de subscritores, ocupa a 1ª posição no Youtube, seguido de D4rkframe (António Luís Ramos), com quase o mesmo valor, e Wuant, com 3,7 milhões.

O número de subscritores de SirKazzio e D4rkframe são tanto mais significativos quanto eles são apenas ultrapassados, no conjunto de plataformas digitais em análise, por Cristiano Ronaldo (Instagram, Facebook e Twitter), Sara Sampaio (Instagram) e Fábio Coentrão (Facebook).

Os dados desta análise têm como base informação do estudo Figuras Públicas e Digital Influencers 2021, que pretende conhecer a imagem que os portugueses têm das figuras públicas e influenciadores digitais portugueses, a sua opinião acerca das principais características destas personalidades e a sua associação à publicidade. Integra ainda informação sobre a sua presença digital.

Na aferição da opinião dos portugueses, foi realizado um estudo junto de portugueses com 15/64 anos, residentes em Portugal Continental, com uma amostra constituída por 1201 entrevistas realizadas online através de um questionário de autopreenchimento entre os dias 8 de fevereiro e 4 de março de 2021.

Os resultados deste estudo são possíveis de analisar através de uma Web App, que permite visualizar, para cada um destes nomes, uma síntese dos resultados obtidos no estudo. É também fornecido um relatório resumo com análise descritiva e gráfica dos resultados e um ficheiro Excel com todas as questões em análise e segmentação das respostas pelo perfil sociodemográfico dos inquiridos.

Desenhada para PC ou dispositivos móveis, a aplicação apresenta de modo gráfico apelativo os resultados de cada uma das 62 figuras públicas e 40 digital influencers analisadas no estudo Figuras Públicas e Digital Influencers 2021.

Clique na imagem em baixo para ver uma demo desta aplicação:

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais
Em Agenda ver mais