Notícias semanais em destaque nas TVs
Notícias semanais em destaque nas TVs
placeholder
A evolução da pandemia em Portugal foi o destaque nas notícias de Tv na semana de 12 a 17 de julho de 2021.
Grupo Marktest
20 julho 2021
placeholder

A pandemia de covid-19 continuou em destaque na última semana. O esforço de vacinação previne o risco de morte, mas o número de casos de infecção e os internamentos continuaram a subir na região Norte e Lisboa e vale do Tejo. O serviço Telenews da MediaMonitor registou um total de 255 notícias e quase 8 horas de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da SIC com 3 horas de emissão e 91 notícias emitidas.

A Operação Cartão Vermelho foi outro dos assuntos em destaque. A demissão de Filipe Vieira dos cargos que ocupava no Benfica, os papéis desempenhados pelos detidos e a sua relação nos vários casos sob investigação pelo Ministério público, foram tema de discussão ao longo da última semana. O serviço Telenews da MediaMonitor assinalou um total de 112 notícias e 4 horas e meia de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da TVI com mais de 1 hora e meia de emissão e 35 notícias emitidas.

No âmbito internacional, as violentas cheias que atingiram o centro da Europa, em especial a Alemanha e a Bélgica, foram o destaque da última semana. Chuvas fortes provocaram duas centenas de mortos e centenas de desaparecidos, este foi o saldo da tragédia que provocou a destruição de aldeias inteiras na região. O serviço Telenews da MediaMonitor identificou um total de 73 notícias e 3 horas de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da RTP1 com uma hora de emissão e 23 notícias emitidas.

Notícias de Abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, o destaque foi para a Operação Cartão Vermelho. O tema representou 38% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados no serviço Telenews da MediaMonitor.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI) tal como referidos nesta Nota Técnica. Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.

Temas de Abertura dos Jornais televisivos
Foram considerados os jornais televisivos da hora de almoço e jantar dos canais RTP1, SIC e TVI. O universo considerado compreende 42 programas distribuídos por 2 programas/dia, por cada canal. Para efeito da análise foi considerada a notícia de abertura, excluindo headlines/sumários.

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais
Em Agenda ver mais