Notícias semanais em destaque nas TVs
Notícias semanais em destaque nas TVs
placeholder
A crise política resultante do chumbo da proposta de OE para 2022 foi o destaque nas notícias de Tv de 25 a 31 de outubro de 2021.
Grupo Marktest
3 novembro 2021
placeholder

O destaque da última semana foi para a crise política resultante da rejeição da Proposta de OE para 2022. O Governo e os partidos de esquerda que viabilizaram a "geringonça" não chegaram a acordo para a aprovação do OE 2022. Aguarda-se a decisão do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, acerca de qual a solução política para resolver esta crise, sendo a solução mais provável a marcação de eleições antecipadas. O serviço Telenews da MediaMonitor registou um total de 266 notícias e 13 horas e meia de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da RTP1 com quase 5 horas de emissão e 90 notícias emitidas.

Outro dos assuntos em foco na última semana foi a pandemia de Covid-19. Em Portugal, a vacinação da gripe e da 3ª dose da vacina da Covid-19 para maiores de 65 anos segue em velocidade de cruzeiro. No leste da Europa, países como a Rússia, Ucrânia e Bulgária voltaram a registar novos recordes diários de infeções e mortes por Covid-19. O serviço Telenews da MediaMonitor assinalou um total de 84 notícias e 2 horas de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da RTP1 com 1 hora de emissão e 32 notícias emitidas.

No desporto, de destacar o Futebol Nacional. Em vésperas de mais uma jornada europeia nas ligas da UEFA, onde os principais clubes portugueses estão representados, a última jornada da Liga Portugal Bwin trouxe nova liderança, com o empate do Benfica no Estoril. O FC Porto e o Sporting lideram agora a classificação, com um ponto de vantagem sobre o Benfica. O serviço Telenews da MediaMonitor identificou um total de 111 notícias e 3 horas de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da RTP1 com 1 hora de emissão e 39 notícias emitidas.

Notícias de Abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, o destaque foi para a crise política resultante do chumbo da proposta de OE para 2022. O tema representou 79% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados no serviço Telenews da MediaMonitor.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI) tal como referidos nesta Nota Técnica. Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.

Temas de Abertura dos Jornais televisivos
Foram considerados os jornais televisivos da hora de almoço e jantar dos canais RTP1, SIC e TVI. O universo considerado compreende 42 programas distribuídos por 2 programas/dia, por cada canal. Para efeito da análise foi considerada a notícia de abertura, excluindo headlines/sumários.

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais
Em Agenda ver mais