Notícias semanais em destaque nas TVs
Notícias semanais em destaque nas TVs
placeholder
A crise política mantém-se em destaque nas notícias de Tv de 1 a 7 de novembro de 2021.
Grupo Marktest
9 novembro 2021
placeholder

O destaque da última semana foi para a crise política que levou o Presidente da República a marcar eleições antecipadas na sequência do chumbo do OE 2022. O PSD, por outro lado, está em processo de discussão de liderança, com a marcação de eleições diretas a realizarem-se durante este mês de novembro. Os candidatos anunciados são Rui Rio e Paulo Rangel. O serviço Telenews da MediaMonitor registou um total de 200 notícias e 9 horas de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da RTP1 com 3 horas e meia de emissão e 84 notícias emitidas.

Outro dos assuntos em foco na última semana foi a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2021, a COP26, que se está a realizar em Glasgow na Escócia. A cimeira climática reúne os líderes mundiais com o objetivo de estabelecer compromissos que permitam combater as alterações climáticas. O serviço Telenews da MediaMonitor assinalou um total de 119 notícias e 5 horas de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da SIC1 com 2 horas de emissão e 51 notícias emitidas.

No desporto, de destacar o Futebol Nacional com mais uma jornada das competições da UEFA. Benfica, Sporting e FC Porto seguem na Liga dos Campeões com possibilidade nesta altura de seguirem para a próxima fase da competição. O SC Braga lidera destacado o seu grupo na Liga Europa, estando próximo de garantir a passagem à próxima fase da competição. A última jornada da Liga Portugal Bwin não trouxe alterações no topo da classificação, sendo de destacar a vitória do Benfica sobre o SC Braga, com os clubes a ocuparem a terceira e quinta posição da classificação da competição. O serviço Telenews da MediaMonitor identificou um total de 124 notícias e 3 horas de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da RTP1 com 1 hora de emissão e 59 notícias emitidas.

Notícias de Abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, o destaque foi para a discussão acerca da crise política e para a decisão do Presidente da República em convocar eleições antecipadas. O tema representou 36% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados no serviço Telenews da MediaMonitor.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI) tal como referidos nesta Nota Técnica. Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.

Temas de Abertura dos Jornais televisivos
Foram considerados os jornais televisivos da hora de almoço e jantar dos canais RTP1, SIC e TVI. O universo considerado compreende 42 programas distribuídos por 2 programas/dia, por cada canal. Para efeito da análise foi considerada a notícia de abertura, excluindo headlines/sumários.

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais
Em Agenda ver mais