Notícias semanais em destaque nas TVs
Notícias semanais em destaque nas TVs
placeholder
A pandemia de Covid-19 e o surgimento da variante Ómicron do novo coronavírus mantém-se o destaque nas notícias de Tv de 6 a 12 de dezembro de 2021.
Grupo Marktest
14 dezembro 2021
placeholder

A pandemia de Covid-19 foi o destaque da última semana. Após o parecer positivo da DGS, o Governo preparou o calendário de vacinação das crianças dos 5 aos 11 anos. A variante Ómicron do novo coronavírus continua ainda a condicionar as deslocações aéreas e terrestres em todo o mundo. O serviço Telenews da MediaMonitor registou um total de 332 notícias e quase 12 horas de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da RTP1 com 4 horas e meia de emissão e 125 notícias emitidas.

Outro dos destaques da última semana foi a detenção de João Rendeiro. O Ex-banqueiro foi detido na África do Sul, para onde terá fugido para evitar a prisão efetiva em Portugal. A Polícia Judiciária e o Ministério Público já terão solicitado a sua extradição para Portugal. O serviço Telenews da MediaMonitor assinalou um total de 82 notícias e quase 5 horas de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da RTP1 com 2 horas de emissão e 33 notícias emitidas.

O futebol português foi outro dos assuntos em foco. As equipas portuguesas presentes na fase de grupos da UEFA disputaram a derradeira jornada. Ao Sporting, já apurado, juntou-se o Benfica, que venceu o Dínamo de Kiev, enquanto o FC Porto perdeu com o Atlético de Madrid caindo para a Liga Europa onde já está o SC Braga. Na Liga Bwin, os líderes venceram mantendo-se a classificação inalterada, com FC Porto e Sporting na liderança seguidos por Benfica e Braga. O serviço Telenews da MediaMonitor identificou um total de 146 notícias e 3 horas e meia de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da RTP1 com 1 hora de emissão e 57 notícias emitidas.

Notícias de Abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, o destaque foi para a pandemia de Covid-19. A DGS aprovou a vacinação de crianças dos 5 aos 11 anos, enquanto continua a decorrer em bom ritmo a vacinação dos maiores de 65 anos. O tema representou 67% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados no serviço Telenews da MediaMonitor.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI) tal como referidos nesta Nota Técnica. Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.

Temas de Abertura dos Jornais televisivos
Foram considerados os jornais televisivos da hora de almoço e jantar dos canais RTP1, SIC e TVI. O universo considerado compreende 42 programas distribuídos por 2 programas/dia, por cada canal. Para efeito da análise foi considerada a notícia de abertura, excluindo headlines/sumários.

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais
  • DIGITAL MARKETING EUROPE 2026 7th EDITION

    Conferência internacional para marketers, criadores de conteúdo, analistas de informação e anunciantes. É um evento anual que reúne mais de 500 líderes de marketing, provenientes de mais de 200 empresas e representando mais de 15 sectores de atividade.

    14 a 16 de abril de 2026

    UAB DATA MINER

    Hotel Olissippo Oriente, Lisboa

    [email protected]

  • XXX Conferência Executive Digest

    A 30ª edição desta Conferência decorre sob o lema "Caminhos para um Portugal Extraordinário"

    15 de abril de 2026

    Executive Digest

    Culturgest, Lisboa

    [email protected]