Sara Sampaio mais consensual quanto à associação a beleza
Sara Sampaio mais consensual quanto à associação a beleza
placeholder
Que figura pública associa a honestidade? E a credibilidade ou simpatia? Segundo o estudo Figuras Públicas e Digital Influencers da Marktest, Sara Sampaio é o nome mais consensual quanto à associação a beleza. Veja quem são as outras personalidades em destaque.
Grupo Marktest
14 dezembro 2021

Quando questionados sobre os atributos ou características pessoais que uma figura pública deve possuir para participar em campanhas publicitárias ou de sensibilização social, a honestidade foi considerada a mais importante pelos entrevistados no estudo Figuras Públicas e Digital Influencers da Marktest. Credibilidade, simpatia, competência e talento completam o top 5 de atributos mais importantes.

Nas associações de figuras públicas a estes atributos, foram seis as personalidades que se destacaram ao surgirem no topo do ranking de cada um destes atributos.

Os nomes de Cristiano Ronaldo e Manuel Luís Goucha foram os que mais vezes ocuparam este lugar de topo nas associações a este conjunto de atributos medidos, em quatro dos 13 atributos analisados, cada um.

Cristiano Ronaldo foi o mais indicado em competência, prestígio, reputação e talento, com melhor resultado na associação ao atributo prestígio, com o seu nome a ser indicado por 24.6% dos indivíduos.

Manuel Luís Goucha também liderou em quatro dos atributos analisados, com um máximo de 13.1% de associações a maturidade.

Sara Sampaio destacou-se em beleza, obtendo 25.3% de referências, assim como em juventude. Ricardo Araújo Pereira foi relacionado a sentido de humor, com 18.3% de referências.

Cristina Ferreira foi associada a persuasão, com 14.5% de menções, enquanto Diana Chave foi a mais associada a simpatia (8.9%).

Sara Sampaio e Cristiano Ronaldo foram assim os nomes mais consensuais no conjunto dos atributos analisados, ao recolherem, respetivamente, 25.3% de referências no atributo beleza e 24.6% no atributo prestígio. Contrariamente, as associações a honestidade, sobriedade ou simpatia registaram menor concordância entre os inquiridos.

Os dados desta análise têm como base informação do estudo Figuras Públicas e Digital Influencers 2021, que pretende conhecer a imagem que os portugueses têm das figuras públicas e influenciadores digitais portugueses, a sua opinião acerca das principais características destas personalidades e a sua associação à publicidade. Integra ainda informação sobre a sua presença digital.

Na aferição da opinião dos portugueses, foi realizado um estudo junto de portugueses com 15/64 anos, residentes em Portugal Continental, com uma amostra constituída por 1201 entrevistas realizadas online através de um questionário de autopreenchimento entre os dias 8 de fevereiro e 4 de março de 2021.

Os resultados deste estudo são possíveis de analisar através de uma Web App, que permite visualizar, para cada um destes nomes, uma síntese dos resultados obtidos no estudo. É também fornecido um relatório resumo com análise descritiva e gráfica dos resultados e um ficheiro Excel com todas as questões em análise e segmentação das respostas pelo perfil sociodemográfico dos inquiridos.

Desenhada para PC ou dispositivos móveis, a aplicação apresenta de modo gráfico apelativo os resultados de cada uma das 62 figuras públicas e 40 digital influencers analisadas no estudo Figuras Públicas e Digital Influencers 2021.

Clique na imagem em baixo para ver uma demo desta aplicação:

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

  • Bendito jogo

    3 dezembro 2022

    TV 7 DIAS, PRINCIPAL

    pag. 82

    Pedro Vilela

ver mais
Em Agenda ver mais