Notícias semanais em destaque nas TVs
Notícias semanais em destaque nas TVs
placeholder
A pandemia de Covid-19 mantém-se o destaque nas notícias de Tv de 13 a 19 de dezembro de 2021, com Portugal a bater recordes nos testes e a variante Ómicron a assustar a Europa.
Grupo Marktest
21 dezembro 2021
placeholder

A pandemia de Covid-19 foi novamente o destaque da última semana. Com o início da vacinação das crianças dos 5 aos 11 anos, o foco está na evolução da pandemia. A realização de testes atinge números recorde, em vésperas das festas de Natal e Ano Novo. Continua a registar-se o crescimento explosivo de infeções pela variante Ómicron do novo coronavírus na Europa, e crescem as restrições à mobilidade e os confinamentos. O serviço Telenews da MediaMonitor registou um total de 306 notícias e 10 horas e meia de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da SIC com 3 horas e meia de emissão e 107 notícias emitidas.

Outro dos destaques da última semana foi o Caso Rendeiro. O ex-banqueiro João Rendeiro, que fugiu de Portugal para evitar cumprir pena de prisão, foi detido na África do Sul a pedido das autoridades portuguesas. Por decisão de um juiz Sul Africano, João Rendeiro vai aguardar em detenção a conclusão do processo de extradição para Portugal. O serviço Telenews da MediaMonitor assinalou um total de 108 notícias e 4 horas e meia de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da SIC com quase 2 horas de emissão e 43 notícias emitidas.

Outro caso de Justiça que marcou a última semana foi a detenção em prisão domiciliária e com uma caução de 6 milhões de euros do ex-ministro da Economia, Manuel Pinho. O ex-ministro foi surpreendido com a decisão do juiz Carlos Alexandre, que aceitou o pedido do Ministério Público que alegou perigo de fuga. O serviço Telenews da MediaMonitor identificou um total de 71 notícias e 3 horas de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da SIC com 1 hora e meia de emissão e 34 notícias emitidas.

Notícias de Abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, o destaque foi para a pandemia de Covid-19. Começou a vacinação das crianças dos 5 aos 11 anos, enquanto Portugal bate recordes na testagem, em vésperas das festas de Natal e Ano Novo. Além disso, a variante Ómicron do novo coronavírus cresce de forma explosiva na Europa. O tema representou 38% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados no serviço Telenews da MediaMonitor.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI) tal como referidos nesta Nota Técnica. Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.

Temas de Abertura dos Jornais televisivos
Foram considerados os jornais televisivos da hora de almoço e jantar dos canais RTP1, SIC e TVI. O universo considerado compreende 42 programas distribuídos por 2 programas/dia, por cada canal. Para efeito da análise foi considerada a notícia de abertura, excluindo headlines/sumários.

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais
  • QSP Summit

    O QSP SUMMIT afirma-se como a mais relevante Conferência de Management e Marketing da Europa.

    28 a 30 de junho de 2022

    QSP - Consultoria de Marketing

    Feira Internacional do Porto, Matosinhos

    info@qspsummit.pt

  • Data Science Analytics Course

    Curso online, dirigido a todos os profissionais e empresas de estudos de mercado, que queiram entender melhor o campo florescente da Data Science.

    30 de junho de 2022

    APODEMO em colaboração com a MRS

    apodemo@apodemo.pt