Notícias semanais em destaque nas TVs
Notícias semanais em destaque nas TVs
placeholder
O arranque da campanha eleitoral foi o tema em destaque nas notícias de Tv entre 17 a 23 de janeiro de 2022, de acordo com os dados do serviço Telenews da MediaMonitor.
Grupo Marktest
25 janeiro 2022
placeholder

As Legislativas 2022 foram o destaque da última semana. Começou oficialmente a Campanha Eleitoral, os líderes de cada Partido percorrem o país apresentando as suas propostas às populações no sentido de captar o voto local. O serviço Telenews da MediaMonitor registou um total de 515 notícias e quase 20 horas de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da SIC com 8 horas de emissão e 188 notícias emitidas.

A pandemia de Covid-19 continuou a ser um dos focos da última semana. A actividade pandémica aumenta em Portugal, sendo esperado o pico das infecções nas próximas semanas. O SNS começa a sentir alguma pressão nos números do internamento. O serviço Telenews da MediaMonitor identificou um total de 246 notícias e 8 horas de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da RTP1 com 3 horas e meia de emissão e 111 notícias emitidas.

O Desporto Português esteve em foco na última semana. A selecção de Futsal iniciou a defesa do título Europeu com vitórias sobre a Sérvia e os Países Baixos. A selecção portuguesa praticamente garantiu a passagem aos quartos-de-final da competição. Na liga Bwin, o destaque foi para o SC Braga, que venceu o Sporting em Alvalade. O FC Porto lidera a classificação, com Sporting mais distante na vice-liderança e o Benfica mais próximo na terceira posição. O serviço Telenews da MediaMonitor contabilizou um total de 86 notícias e 2 horas de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da RTP1 com 1 hora de emissão e 53 notícias emitidas.

Notícias de Abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, o destaque foi para a Campanha Eleitoral das Legislativas 2022. A decisão acerca do voto das pessoas em isolamento devido à Covid-19 e o voto antecipado que decorreu no último fim-de-semana foram temas em destaque. O tema representou 43% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados no serviço Telenews da MediaMonitor.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI) tal como referidos nesta Nota Técnica. Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.

Temas de Abertura dos Jornais televisivos
Foram considerados os jornais televisivos da hora de almoço e jantar dos canais RTP1, SIC e TVI. O universo considerado compreende 42 programas distribuídos por 2 programas/dia, por cada canal. Para efeito da análise foi considerada a notícia de abertura, excluindo headlines/sumários.

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais
Em Agenda ver mais