PS e PSD muito próximos nas sondagens
PS e PSD muito próximos nas sondagens
placeholder
A Marktest atualiza regularmente o Dossier Sondagens Legislativas. Os resultados mais recentes mostram valores muito próximos entre PS e PSD.
Grupo Marktest
25 janeiro 2022

O Dossier Sondagens Eleitorais para as Legislativas, atualizado regularmente desde 2009 sempre que resultados de novas sondagens são publicados, conta neste momento com 487 sondagens, realizadas por 9 empresas (Aximage, CESOP-Universidade Católica, Euroexpansão, Eurosondagem, ICS/ISCTE, Intercampus, Marktest, Multidados e Pitagórica) e um total de perto de 428 mil entrevistas, uma amostra média de 878 entrevistas por sondagem.

A Eurosondagem foi a que mais sondagens realizou até agora, com 149 estudos, ultrapassando as 153 mil entrevistas, uma amostra média de 1027 entrevistas por sondagem.

Este Dossier apresenta intenções de voto para os partidos analisados em cada sondagem, tradicionalmente PS, PSD, CDS-PP, BE e PCP-PEV. A partir de 2015, a informação foi alargada para também incluir o PAN e em 2019 deu entrada no Dossier o Aliança, o Iniciativa Liberal, o Livre e o Chega.

Entre os dados mais recentes, a sondagem realizada entre 12 e 18 de janeiro pelo CESOP-Universidade Católica e publicados pela RTP, Jornal Público e Antena 1 , mostra o PS em primeiro lugar nas intenções de voto com 37%, seguido do PSD com 33%, o Chega com 6%, o Bloco de Esquerda, o PCP-PEV e o Iniciativa Liberal com 5%. O CDS-PP, o PAN e o Livre obtiveram 2% na intenção de voto, havendo 3% de Outros, Brancos e Nulos.

A Tracking Poll conduzida pela Pitagórica para a CNN Portugal e TVI, realizada entre 20 e 23 de janeiro, mostra igualmente o PS a liderar as intenções de voto, com 35.3%, seguido do PSD, com 31.4%, do Chega com 6.9%, o Bloco de Esquerda com 6.1%, o PCP-PEV com 4.9%, o Iniciativa Liberal com 4.7%, o PAN e o CDS-PP com 1.6%, e o Livre com 0.8%, havendo ainda 6.5% de Outros, Brancos e Nulos.

Uma sondagem da Aximage para o DN, JN e TSF , realizada entre 16 e 21 de janeiro, mostra, pelo seu lado, o PSD a liderar as intenções de voto, com 34.4%, seguido do PS, com 33.8%, do Chega com 8.0%, o Bloco de Esquerda com 6.6%, o PCP-PEV com 4.5%, o PAN com 3.2%, o Iniciativa Liberal com 2.8%, o CDS-PP com 1.6% e o Livre com 1.4%, havendo ainda 3.7% de Outros, Brancos e Nulos.

Considerando as margens de erro associadas, as sondagens evidenciam um cenário de empate técnico entre os dois principais partidos.

O acesso a esta informação é gratuito, requerendo apenas um registo no nosso site.

Para estar atualizado sobre estas sondagens consulte o Dossier Sondagens Eleitorais para as Legislativas ou contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais
  • De momento não há acontecimentos em agenda.