Notícias semanais em destaque nas TVs
Notícias semanais em destaque nas TVs
placeholder
A guerra na Ucrânia mantém-se o tema em destaque nas notícias de Tv entre 4 e 10 de abril de 2022, segundo os dados do serviço Telenews da MediaMonitor.
Grupo Marktest
12 abril 2022
placeholder

A guerra na Ucrânia foi o tema em destaque na última semana. O bombardeamento de zonas civis como a Estação de Kramatorsk e as valas comuns com vítimas civis encontradas após a retirada russa foram os destaques da última semana. O serviço Telenews da MediaMonitor registou um total de 498 notícias e 24 horas e meia de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da SIC com 10 horas de emissão e 184 notícias emitidas.

O tema do assédio sexual nas universidades portuguesas está na ordem do dia. Após denúncias de alunos e ex-alunos, as instituições académicas e associações de alunos reagiram criando programas para apoiar as vítimas e denunciar estas práticas. O serviço Telenews da MediaMonitor contou um total de 51 notícias e quase 2 horas de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da TVI com quase 1 hora de emissão e 23 notícias emitidas.

No âmbito internacional, esteve igualmente em destaque na última semana o resultado de eleições nacionais em países da UE. Na Hungria, Viktor Orban foi eleito para mais um mandato, enquanto em França a segunda volta das Presidenciais será disputada entre Macron e Marine Le Pen. Os resultados eleitorais podem condicionar o futuro da UE. O serviço Telenews da MediaMonitor identificou um total de 72 notícias e 4 horas de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da SIC com 1 hora e meia de emissão e 21 notícias emitidas.

Notícias de Abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, o destaque foi para a guerra na Ucrânia. O bombardeamento de civis e a descoberta de valas comuns com vítimas civis estiveram em destaque. O tema representou 81% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados no serviço Telenews da MediaMonitor.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI) tal como referidos nesta Nota Técnica. Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.

Temas de Abertura dos Jornais televisivos
Foram considerados os jornais televisivos da hora de almoço e jantar dos canais RTP1, SIC e TVI. O universo considerado compreende 42 programas distribuídos por 2 programas/dia, por cada canal. Para efeito da análise foi considerada a notícia de abertura, excluindo headlines/sumários.

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais
  • MRMW APAC 2022

    Evento dedicado ao Market Research.

    6 a 7 de julho de 2022

    Merlien Institute

    Singapura

  • CIAIQ2022

    11º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa

    12 a 15 de julho de 2022

    Ludomedia

    Faculdade de Ciências da Educação da Universidade da Corunha; Espanha