Invasão da Ucrânia reflete-se nas audiências online
Invasão da Ucrânia reflete-se nas audiências online
placeholder
O serviço netAudience da Marktest analisou as audiências por tipologia de sites e detetou diferenças de comportamento nas semanas que se seguiram à invasão da Ucrânia pelas tropas russas.
Grupo Marktest
19 abril 2022
placeholder

De acordo com os dados do serviço netAudience da Marktest, relativo aos sites auditados pela empresa, na semana de 4 a 10 de abril de 2022, os sites de informação foram os que receberam mais vistas, num total de quase 19 milhões. Foram seguidos pelos sites de TV, com 13,5 milhões, e de serviços, com 9,8 milhões.

Em pageviews, são estes sites de serviços a liderar, com 161,6 milhões, a que se seguem os sites de rádios, com 48,8 milhões, e de informação, com 47,3 milhões.

A análise semanal destes dados permite detetar tendências e acontecimentos particulares, como foi o caso da invasão da Ucrânia pela Rússia, com início no dia 24 de fevereiro de 2022, e o seu impacto diferenciado nas várias tipologias de sites.

Tal como se evidencia no gráfico abaixo, os sites de TV, assim como os de rádio e de informação, foram os que mais impacto sentiram nas semanas seguintes ao início desta guerra.

Nos sites de TV, observou-se um aumento de 14% no número de visitas na semana de 21 a 27 de fevereiro face à precedente. Nos sites de rádio e de informação, esse crescimento foi de 12%, tendo sido os sites de serviços os únicos a registar um decréscimo, embora pequeno (de 2%), face à semana anterior.

O netAudience é um estudo desenvolvido pela Marktest em parceria com a Gemius. Contacte-nos se pretende mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais