Desce o número de empresas constituídas
Desce o número de empresas constituídas
placeholder
Os dados do INE, disponíveis na aplicação web Municípios Online e no sistema de geomarketing Sales Index da Marktest mostram que a taxa de constituição de empresas desceu em 2020.
Grupo Marktest
2 agosto 2022

Segundo os dados do INE, disponíveis na aplicação web Municípios Online, recentemente atualizada, e no sistema de geomarketing Sales Index, em 2020 foram constituídas 39 391 empresas. Este valor representou uma taxa de constituição de empresas de 3.0%. Esta percentagem, a mais baixa desde 2016, não terá sido alheia ao período pandémico iniciado em 2020, com impacto até aos dias de hoje.

No mesmo ano foram dissolvidas um total de 16 941 empresas, 1.3% do total de empresas estimado para 2020.

placeholder

Em termos regionais, Vila de Rei foi o concelho com maior taxa de constituição de empresas (6.5%). Seguiram-se os concelhos de Valença (5.1%) e Lisboa e Vila do Conde (ambos com uma taxa de 5.0%).

Em sentido oposto, o concelho de Velas não registou qualquer constituição de empresas. Nos concelhos de Povoação e Lajes das Flores a Vinhais a taxa de constituição de empresas não ultrapassou os 0.4%.

Os dados disponíveis para 2020 mostram ainda que, em apenas 7 concelhos, houve mais empresas dissolvidas do que criadas (por exemplo em Pedrógão Grande, Velas e Pampilhosa da Serra). Nos concelhos de Povoação e Mortágua o número de empresas constituídas e dissolvidas foi o mesmo. Já nos restantes concelhos, o número de empresas constituídas ultrapassou as dissolvidas, de que são exemplo os concelhos de Lisboa, Porto, Cascais, Sintra e Vila Nova de Gaia.

Os dados estão disponíveis na aplicação web Municípios Online e no sistema de geomarketing Sales Index. Consulte aqui mais informação sobre os Municípios Online ou contacte-nos se pretender uma demonstração ou mais informações.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais
  • The Art & Science of Inovation

    16 a 18 de junho de 2024

    ESOMAR

    Chicago, EUA

    events@esomar.org

  • 30 anos CNPD

    A Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) realiza uma conferência internacional, integrada nas comemoraçãoes do seu 30º aniversário.

    24 de junho de 2024

    Comissão Nacional de Proteção de Dados

    Sala do Senado, Assembleia da República, Lisboa

    geral@cnpd.pt